quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Correção das atividades sobre Vocativo -n8º B


1-Sublinhe o vocativo:
a)Paulo, toma a sopa.
b)Aonde iremos agora, papai?
c)Mamãe, quero falar com a senhora.
d)Bom dia, amigo.
e)João, aonde vai?
f)Minha senhora, chamaram-na ao telefone.
g)Ó homem de pouca fé, porque duvidaste?
h)Professora, amanhã teremos aula?
i)Poeta, canta as glórias da sua pátria.
j)Quantos anos tens, rapaz?

Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:

01. Agora a onça vai beber água, amigos.

02. Atenção com o semáforo, seus loucos!

03. Se liga, Brasil, .

04. Esperança, amigos, é tudo que nos resta agora.

05. Obrigado, minha querida.

06. Meu bem, acho que agora estamos ricos!

07. Eu sei o que falo, amigos.

08. O povo não entende tu ainda, André.

09. Fica ligado, Marcão

10. Pensamento positivo era tudo que nos restava, companheiros..

11. Os diretores indicaram três nomes: Marcos, Cleber e Vânia.

12. Obrigado por ser assim compreensiva, Márcia.

13. Lúcio, acho que agora estamos ricos!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Emprego do Vocativo - 8ºano B- vesp


Vocativo.

É a função sintática que corresponde a uma INVOCAÇÃO, um chamamento, e não se relaciona sintaticamente com os demais termos da oração. Muitas vezes vem acompanhada por uma entoação exclamativa ou apelativa. Geralmente é separado por vírgulas, mas pode aparecer também com um sinal de exclamação, interrogação, etc. É bastante estudado em retórica e estilística.

Vejamos alguns exemplos:

  • João! Volte já aqui!
  • Maria, preciso falar com você.
  • Mamãe? A senhora já acordou!!!
  • Ó céus, quando vos alcançarei?

O vocativo ocorre no discurso direto, geralmente em frases imperativas, interrogativas ou exclamativas, e permite a identificação do interlocutor.

Na sintaxe, é classificado como um termo acessório da oração, e tem a particularidade de não pertencer nem ao sujeito, nem ao predicado.

O vocativo pode ser formado por:

a) um substantivo (geralmente próprio)

Lúcia, compareça ao setor de embarque.

b) adjuntos adnominais (artigos, adjetivos e pronomes adjetivos)

Venha, minha querida, nós vamos voltar para casa.

c) um pronome reto de segunda pessoa

Ei, você, deixou cair sua carteira?

Na frase, o vocativo poderá aparecer:

a) no início ou no final da frase,

Menino, cuidado com o carro!

Cuidado com o carro, menino!

b) antes ou depois do adjunto adverbial

Hoje, senhoras e senhores, temos a honra de apresentar  nosso projeto concluído.

Senhoras e senhores, hoje temos a honra de apresentar  nosso projeto concluído.

c) antes ou depois do verbo imperativo

Lembre-se, meu filho, de que a vida é feita de desafios.

Meu filho, lembre-se de que a vida é feita de desafios.

d) entre o nome/verbo e o complemento

Amanhã traremos, professora, o nosso trabalho concluído.

Tenho muito medo, pai, de perder o meu emprego.

Denotação e Conotação - 1º E - vesp


DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
SENTIDO DENOTATIVO: É a linguagem comum, objetiva, científica.
EX: - O leão é um animal feroz.
- leão = animal (sentido próprio, verdadeiro
SENTIDO CONOTATIVO: É a linguagem poética, literária, diferente
da linguagem comum.
EX: - Aquele homem é um leão.
- leão = pessoa forte, brava (sentido figurado, irreal)

1- NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS
DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):
1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
8. (___) Completou vinte primaveras.
9. (___) Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de guerra.
13. (___) Ela estava com os pés inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada

17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.

Trabalhando com textos informativos - 8º ano B - vesp


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com textos informativos, percebendo sua utilidade nas práticas sociais.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha manuseado jornais e percebido que tal suporte apresenta diferentes textos.

Precisará, ainda, estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor entregará o texto abaixo, “Brinquedos do tempo do vovô”, xerocado para os alunos realizarem uma leitura silenciosa e colarem no caderno.

 

Em seguida, realizará uma leitura oral e iniciará uma discussão com os alunos a respeito da temática do texto.

Poderão ser feitas as seguintes perguntas visando esse objetivo:

- O que vocês entenderam do texto?

-Vocês já brincaram de pipa?

- Gostam de brincar de pipa? Por quê?

- Quais são suas brincadeiras preferidas?

- Vocês acham que as brincadeiras de antigamente são as mesmas de hoje em dia?

Posteriormente, o professor deverá explorar a estrutura do texto, fazendo perguntas orais:

- Que informações novas o texto lhe trouxe? (Resposta pessoal)

- Quais informações você conhecia? (Resposta pessoal)

- Vocês já leram textos como esse que traziam informações a respeito de um tema? (Resposta pessoal)

Dessa forma, o professor deverá explicar que esse texto é um texto informativo, porque traz informações para o leitor. Assim, ao ler um texto como esse podemos aprender algo através de informações novas que ele nos traz.

Chamar a atenção para o fato de que as informações são baseadas em uma fonte. No caso dessa notícia, o autor se baseia nas afirmações de um especialista em pipas, para dar mais credibilidade às informações que ele está passando.

Perguntar, ainda, se há nesse texto alguma opinião do autor, Concluindo que em um texto informativo, o autor, geralmente, não dá sua opinião sobre o assunto, apenas apresenta algumas informações.

Momento 2

Em um segundo momento, o professor fará as seguintes atividades, dirigidas, no caderno:

1- De onde o texto foi retirado? (Do jornal Estadinho de 15 de fevereiro de 1997)

2- De qual assunto ele trata? (Ele trata da brincadeira de empinar pipa)

3- Qual a finalidade do texto? (Dar várias informações sobre a pipa e prevenir sobre o uso do cerol)

4- Sublinhe no texto os diferentes nomes que a pipa recebe no Brasil.

5- De que você costuma chamar esse brinquedo? (Resposta pessoal)

Para responder essas questões, o professor deverá escrever uma a uma no quadro negro e chegar às conclusões junto com os alunos. É importante que, ao longo dessas atividades, o professor enfatize que esse texto foi retirado de um jornal conhecido e que tem o objetivo de trazer uma informação para os leitores, sendo assim um texto de conteúdo informativo que nos permite aprender sobre algum assunto.

Perguntar, neste momento, quem lembra de já ter lido um texto desse tipo no jornal e qual informação ele trazia.

Momento 3

Pedir para os alunos anotarem no caderno o seguinte lembrete:

O texto informativo é aquele cuja a principal função é informar, ou seja, passar uma informação.

Encontramos esse tipo de texto, principalmente, em jornais.

É importante que as informações citadas tenham uma fonte e sejam exemplificadas. Além disso, esse texto não deve conter opiniões pessoais.

Momento 4

Para complementar a aula, o professor poderá realizar uma atividade em grupo de três ou quatro alunos.

Para tanto, ele entregará o texto abaixo "Crise da água?" para os grupos e pedirá que eles o leiam e discutam as informações contidas, refletindo, inclusive, sobre àquelas que são novas para eles, dando sua opinião sobre o tema.

As conclusões da discussão deverão ser anotadas em uma folha, a ser entregue, da seguinte forma:

Título do texto:

De onde foi retirado:

Data de publicação do texto:

Informações que o texto traz: (orientar a listagem de informações em tópicos, como, por exemplo: as principais fontes de água doce são os rios, os lagos...../ o lençol freático é a camada de água que fica no solo..)

Fontes citada: (Alguns cientistas)

Conclusões do grupo sobre o texto:

“Crise da água”?

As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos., como é chamada a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal distribuído pelo território, sofrem também com a poluição.

Os rios estão com a qualidade de águas comprometidas. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das águas, as industrias lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande parte dessa sujeira é formada por substâncias venosas às plantas e aos animais. Por isso, vemos com freqüência peixes morto s em rios e lagos.

Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de água doce soma do à sua poluição são os fatores que ma is vão colaborar para a redução desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito próxi mo alguns países doce do que por petróleo. E essa “crise da água “ poderá acontecer já no século 21.

Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.

A grande preocupação dos cientistas é que, ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para o qual existem meios de compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a torneira!

Estadinho , São Paulo, O Estado de São Paulo, 7 dez. 1996,p.4.

Momento 5

As conclusões de cada grupo poderão ser lidas numa grande roda e cada grupo poderá tecer comentários sobre os demais.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá avaliar se o aluno:

- Compreendeu a importância e a especificidade dos textos informativos.

- Entendeu que esse conteúdo informacional pode apresentar-se, principalmente, em textos de jornal.

- Foi capaz de discutir e opinar sobre o tema em questão nos textos.

- Realizou a atividade do momento 4 demonstrando dominar as características do texto.

 Fonte:Portal do Professor


 

Característica da obra Os Sertões - Euclides da Cunha


Os Sertões- Euclides da Cunha

Este livro é dividido em três partes: A Terra, O Homem e A Luta. A Terra é uma descrição detalhada feita pelo cientista Euclides da Cunha, mostrando todas as características do lugar, o clima, as secas, a terra, enfim. O Homem é uma descrição feita pelo sociólogo e antropólogo Euclides da Cunha, que mostra o habitante do lugar, sua relação com o meio, sua gênese etnológica, seu comportamento, crença e costume; mas depois se fixa na figura de Antônio Conselheiro, o líder de Canudos. Apresenta se caráter, seu passado e relatos de como era a vida e os costumes de Canudos, como relatados por visitantes e habitantes capturados.

Estas duas partes são essencialmente descritivas, pois na verdade "armam o palco" e "introduzem os personagens" para a verdadeira história, a Guerra de Canudos, relatada na terceira parte, A Luta. A Luta é uma descrição feita pelo jornalista e ser humano Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições a Canudos, criando o retrato real só possível pela testemunha ocular da fome, da peste, da miséria, da violência e da insanidade da guerra.

Retratando minuciosamente movimento de tropas, o autor constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo de um massacre que começou por um motivo tolo - Antônio Conselheiro reclamando um estoque de madeira não entregue - escalou para um conflito onde havia paranoia nacional pois suspeitava-se que os "monarquistas" de Canudos, liderados pelo "famigerado e bárbaro Bom Jesus Conselheiro" tinham apoio externo. No final, foi apenas um massacre violento onde estavam todos errados e o lado mais fraco resistiu até o fim com seus derradeiros defensores – um velho, dois adultos e uma criança.

A terra

Na primeira parte são estudados o relevo o solo, a fauna, a flora e o clima da região nordestina. Euclides da Cunha revelou que nada supera a principal calamidade do sertão: a seca. Registrou, ainda, que as grandes secas do Nordeste brasileiro obedecem a um ciclo de nove a doze anos, desde o século XVIII, numa ordem cabalística.

O homem

O determinismo julgava que o homem é produto do meio (geografia), da raça (hereditariedade) e do momento histórico (cultura). O autor faz uma análise da psicologia do sertanejo e de seus costumes.

 A luta

Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos  foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.

Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

Exercícios sbbre o Romantismo-2º C


Atividades sobre o “Romantismo” – 2ºano C - Vespertino

1) (Cescem) - A visão do mundo, nostálgica nos românticos, explica-se:
a) Pelas inúmeras guerras havidas na época do Romantismo.
b) Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira.
c) Pelo descontentemanto da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele.
d) Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
e) N.d.a

2) (PUC - RS) - De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
a) A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo.
b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta".
c) A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
e) N.d.a

4) (UFPR) - Não é próprio do Romantismo:
a) Valorizar o indivíduo, o seu mundo interior, os seus sentimentos;
b) Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
c) Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
d) Explorar assuntos ligados à antiguidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
e) Valorizar temas fúnebres e soturnos.

5-O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?

6-Cite alguns autores e suas obras da fase do Romantismo no Brasil e Portugal.

7- Na novela Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco,
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.

Phrasal Verbs -3º ano C - Vespertino - ADA


Phrasal Verbs

Os phrasal verbs na Língua Portuguesa são os verbos preposicionados, onde temos uma relação de concordância entre verbo e preposição ou verbo e advérbio. Na situação em questão analisaremos os verbos + preposições. O verbo ganha uma partícula que dará vários significados ao verbo na oração.

To Call – chamar
Call for – exigir, requerer.
Exemplo: This work calls for a lot of patience.

Call in – convidar
Call of – cancelar
Exemplo: I’m going to call off my medical appointment because I feel much better now.

Call out – gritar para
Call up – telefonar
Exemplo: They called up the man.

To come – vir
Come across – encontrar por acaso
Come down – descer

Come in – entrar
Come off – sair, desprender-se
Come on – entrar em cena
Come out – sair
Come up – subir, surgir

To get – adquiri, obter
Get along with – dar-se bem com alguém
Get away – escapar
Get away with – safar-se
Get in – entrar
Get into – entrar
Get off – descer, apesar de
Get on – subir, montar
Get on with – continuar
Get out – sair
Exemplo: Get out of here!

Get over – superar, livra-se de
Get over with – terminar, acabar
Get up – levantar-se
Exemplo: I usually get up early.

To give – dar
Give away – doar
Exemplo: She gave away her old dress.


Give back – devolver
Give in – ceder, entregar-se
Give off – exalar
Give onto – dar para
Give up – desistir


To go – ir
Go after – ir atrás, perseguir
Go at – atacar lançar-se sobre
Go away – ir embora
Go down – descer
Go for – ir buscar
Go off – explodir
Go on – continuar
Go out – sair
Go over – rever, repassar
Go with – combinar com
Go up – subir


To look – olhar
Look after – cuidar de
Exemplo: Could you look after the children this evening?


Look at – olhar para
Look down on – menosprezar


Look for – procurar
Exemplo: What are you looking for?


Look forward – aguardar ansiosamente
Look into – examinar, analisar
Look out – tomar cuidado
Look up – consultar (livro, literatura)
Look up to – admirar
Exemplo: You have to look up the dollar exchange rate every day.


To make – fazer
Make into – transformar
Make off – fugir, escapar
Make out – preencher (cheque)
Make out – entender, captar
Make up – inventar, criar
Exemplo: You can attend classes on Saturdays to make up for the classes you missed.


Make up – fazer as pazes

To put – pôr, colocar
Put aside – guardar, economizar
Put away – guardar, pôr no lugar
Put off – adiar
Exemplo: I think I’ll have to put off my dental appointment.


Put on – vestir
Put out – pôr para fora
Exemplo: The firemen put out the fire.


Put up – hospedar
Put up with – tolerar, suportar
To run – correr
Run after – correr atrás
Run away – fugir
Run down – escorrer
Run into – encontrar inesperadamente
Run out of – ficar sem
Run over – atropelar
Exemplo: He ran over my bicycle with his car.


To take – tomar, levar
Take after – puxar, assemelhar-se
Take away – levar embora


Exemplo: Take it away from here.

Take down – anotar
Take in – enganar
Take off – tirar
Exemplo: Take your coat off!


Take on – contratar
Take out – levar para fora
Exemplo: I’m going to drink tonight and don’t try to talk me out of it.


Take over – assumir chefia, a direção.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Análise da obra "Amor de Perdição"- 2º C - Vespertino


Análise da obra: Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

Escrito em 15 dias, Amor de Perdição (1863) não pode ser lembrado apenas como o mais bem acabado exemplo de novela passional, em que predomina o descabelamento amoroso e as paixões desenfreadas. Deve-se também destacar o mérito de possuir uma narrativa enxuta, concisa e extremamente criativa na invenção de obstáculos e peripécias, tornando o texto dinâmico, ágil.

A história inicia-se apresentando Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Meneses, magistrado que em 1779 consegue, com a graça da Rainha D. Maria, a Louca, casar-se com D. Rita Teresa Margarida Preciosa da Veiga Caldeirão Castelo Branco, ex-aia, pais do protagonista. É normal em Camilo, assim como em boa parte do Romantismo, essa preocupação com datas, genealogias e citações de documentação histórica, em nome de uma maior verossimilhança possível.

Já se nota nesse início o caráter espirituoso do narrador ao apresentar as desventuras de D. Rita, perdida, por causa de seu esnobismo, em meio à província. Além de as situações ridículas, criadas por ela, servirem de humor, há uma leve intenção de ataque à nobreza decadente e empolada. Não se trata de uma crítica social amarga no tom do Realismo. Camilo Castelo Branco desprezava romances que se dedicavam a isso. Na verdade, sua censura tem tom idealista, pois despreza as questões de honra ditadas pelo nome e pelo dever, dando atenção aos que fossem ditados pela honra do coração, que lhe seria mais autêntica. É uma temática a ser enfocada em mais outros momentos dessa obra, como na caracterização do segundo filho desse casal, Simão Botelho, justamente o protagonista. De início, já irrita sua mãe quando despreza o peso do nome e convive com pessoas das classes baixas. Talvez seja um alter ego do autor.

Um episódio tornou Simão célebre, configurando seu caráter. Um empregado de sua família fora colher água junto a uma fonte e acabou, sem querer ou não, quebrando alguns jarros (“cântaros”) dos Albuquerque. Os empregados dessa família começaram a bater no transgressor, até o instante do surgimento do protagonista, que não só arranjou briga com os agressores, como também quebrou todos os cântaros deles. Uma confusão gigantesca da qual Domingos Botelho teve enorme trabalho para se desvencilhar.

Não é à toa que arranjou mais confusão em Coimbra, em que estuda, principalmente quando passou a defender os postulados da Revolução Francesa, por causa dos quais acaba sendo preso. Mais trabalho para o pai. Esses elementos, no entanto, não indicam um caráter arruaceiro, irresponsável da personagem. Na realidade, fazem de Simão um modelo do Romantismo e de sua paixão, fúria ("Sturm und Drag", para os alemães) em defesa de novos ideais, ou mais do que isso, de uma nova vida.

Mas o herói sofre uma mudança radical, tornando-se calmo e aéreo. É que está apaixonado por uma vizinha, Teresa Albuquerque, que conhecera quando, de férias, havia voltado à sua casa. Começam as complicações. A família Albuquerque era, muito antes do episódio dos cântaros, inimiga dos Botelho, porque Domingos, como juiz, havia tomado inúmeras decisões, prejudicando-a. Temos, pois, o esquema do amor impossibilitado por causa da inimizade familiar.

Mesmos cientes desse obstáculo, os enamorados vão manter contato por meio de cartas que terão uma mendiga como intermediária. É interessante notar que muitas vezes essa forma de correspondência aparece para contribuir na narração, o que é um expediente muito comum no Romantismo. Constitui-se o que se poderia chamar de romance epistolar. A intenção é fazer com que a literatura, anteriormente clássica e distante do dia-a-dia, viesse para o chão, para o cotidiano. É mais uma técnica de busca de verossimilhança.

Tadeu Albuquerque, pai de Teresa, arranja Baltazar para se casar com ela. Planeja, dessa forma, impedir uma união que considera criminosa. Um dos argumentos utilizados pelo nobre foi o afamado episódio dos cântaros. Talvez haja aqui um tema crucial, pois a análise do nobre baseou-se numa visão incompleta sobre Simão. Não via que o jovem, apaixonado, mudou radicalmente de comportamento, tornando-se quieto e dedicado aos estudos. O grande crime, denunciado no texto, é o desrespeito à totalidade do indivíduo. Simão não é só o explosivo e arruaceiro.

A defesa do indivíduo é uma das bases do Romantismo, abrindo caminho para o egocentrismo, sentimentalismo exacerbado, a natureza expressiva da emoção, nativismo e tantas outras características dessa escola. Mas nessa obra a defesa da noção de indivíduo é vista na maneira como o amor é encarado. Teresa recusar casar-se com Baltazar significa que ela é que é quem vai escolher seu cônjuge, não seu pai. O amor a faz tornar-se independente do pai, a faz tornar-se um indivíduo independente.

Talvez por causa disso o amor tenha-se tornado, nessa obra, uma religião, a dar à narrativa um fundo trágico em que os protagonistas viram mártires. Tal aspecto "religioso" é que explica a fúria dessa paixão, baseada apenas em trocas de correspondências, contatos visuais e brevíssimos encontros. É como se o relacionamento fosse uma sagrada eleição de almas em que a posse física acabaria tornando-se um sacrilégio.

Esse ideal remonta ao século XIV, principalmente à obra Tristão e Isolda. Época bem distante do Romantismo, mas em que a noção de indivíduo - assim como os ideias burgueses - estava sendo germinada. Mas há outras análises a serem feitas, quando se tem em mente que estamos em Portugal, em pleno século XIX. O furor desse sentimento parece representar a luta feroz da conquista da noção de indivíduo em meio a um ambiente opressor, tanto absolutista - o que é mais óbvio - quanto o constitucionalista. Em vários momentos percebemos na obra que a lei pode ser facilmente usada para oprimir a pessoa em meio a universo de arbitrariedade. Assim, não há espaço para a liberdade do indivíduo nesse mundo. Ou, simbolicamente, não há espaço para o amor em sua plenitude. O que fazer? A resposta a essa pergunta vislumbra-se de forma trágica e assustadora.

Enfim, Tadeu propõe à sua filha o casamento com Baltazar. Como esta recusa, ele a ameaça com o convento, que ela aceita. Mais tarde é Baltazar quem pressiona a própria prima, com a alegação de que estava disposto a tudo para "salvá-la". A moça não muda de idéia e comunica a Simão, por meio de uma carta, tudo o que ocorreu. O jovem fica mais irritado com a intromissão do primo e, agarrando-se às suas pistolas, sente o ímpeto de matar o opositor. Essa citação constante às armas do herói dá mais verossimilhança à narrativa, pois indica que nada vai ocorrer gratuitamente, tudo estava no campo do possível. Além disso, essas armas são o desejo desesperado do "eu" fazer sua vontade furar um espaço no meio opressor.

Simão, cego de desespero, decide sair de Coimbra (onde estudava) e ir para Viseu. Com a ajuda de um arrieiro, hospeda-se na casa do ferrador João da Cruz, figura curiosa que ajuda o apaixonado porque tem uma dívida de vida com Domingos Botelho. Tempos atrás, o ferreiro havia se metido num desentendimento. Seu oponente teve a intenção de matá-lo. Em legítima defesa, João da Cruz acabou-se tornando um assassino e seria condenado à forca, se não tivesse - por meio de um expediente meio desonesto (citou a santa de devoção do magistrado para conseguir atenção) - explicado seu caso ao juiz e conseguido a inocência.

Cabe aqui outra observação à ética camiliana. João da Cruz deve a vida à família Botelho. Mas também recebeu, num momento de aperto, o apoio financeiro da família de Baltazar. E justo esse jovem havia pedido ao ferrador para matar Simão Botelho. Em primeiro lugar (voltamos à questão dos julgamentos apressados que desrespeitam a integridade do indivíduo), o ferreiro ficou chateado: matara alguém em legítima defesa, mas isso não autorizaria alguém a achar que era um assassino de aluguel. Além disso, ao recusar ajudar Baltazar e desejar de coração apoiar Simão, deixa claro qual é o seu universo de valores.

Mais três elementos devem ser lembrados. Primeiro está no campo da linguagem. Deve-se notar que os protagonistas usam linguagem nobre, mas o colorido fica para personagens secundárias, principalmente João da Cruz. É crucial observar como sua fala é cheia de ditados e expressões populares. Manipular tão bem níveis de linguagem distintos revela a maestria do autor. Um segundo ponto importante é notar que a filha do ferrador, Mariana, mostra-se muito preocupada com Simão, com quem simpatizou já à primeira vista. E, terceiro aspecto, ela é quem revela um presságio que tem de que as dificuldades de Simão estavam só começando. Reforça-se, com essa visão fatalista, o caráter religioso que o amor assume.

O narrador conduz com eficiência o leitor para o suspense do primeiro encontro, frustrado, pois à hora marcada havia festa na casa de Teresa – o pai dela foi convencido a dar vida social à filha, para que esquecesse Simão. Ainda assim, Baltazar, desconfiado, descobre, vigiando a prima, o estratagema. Mas não sai vitorioso, pois Simão está em companhia de João da Cruz e do arrieiro. No entanto, fica-se sabendo que irá armar uma emboscada para o dia seguinte, o que arrasta o leitor para o capítulo seguinte.
A emoção é marcante nesse segundo encontro. Perde-se o fôlego com a agilidade da narrativa, o colorido dos diálogos e com o elemento surpresa constante. No fim, graças a João da Cruz Simão escapa da emboscada, apenas com um ferimento no ombro. E dois dos empregados de Baltazar acabam assassinados, um deles, após ter-se entregado, por João da Cruz – apesar de Simão pedir em contrário – para que não ficassem testemunhas (é interessante a lógica do ferrador, validando a morte em nome da própria sobrevivência).
Mais uma vez palmas para o narrador: após tanta emoção, a narrativa relaxa. É a pausa necessária para que se retome fôlego. Simão fica na casa de João da Cruz para se tratar da ferida. Note que Mariana dá bandeira em relação aos seus sentimentos quando desmaia ao ver o jovem machucado, justo ela que havia cuidado de piores feridas no pai. Além disso, o ferrador pede para que ela trate o hóspede como um marido, o que deixa a moça avermelhada.
Nesse mesmo intervalo Teresa é colocada em um convento, em Viseu mesmo. No meio do caráter trágico da narrativa, há um delicioso arejamento, pois essa instituição religiosa apresenta freiras ligadas a sexo, álcool, intrigas e fofocas. Os diálogos mostram-se impagáveis.
A narrativa volta a ganhar, aos poucos e de forma adequada, ritmo quando João da Cruz percebe que Simão está sem dinheiro. É quando o narrador, numa saborosa metalinguagem, tece um comentário sobre um assunto tão incompatível com o heroísmo romântico. É também o momento em que se percebe a oscilação que acompanhou toda a carreira de Camilo Castelo Branco: a indecisão entre idealismo e materialismo. Há obras em que o primeiro elemento vence – é o caso do próprio Amor de Perdição. Em outras, triunfa o segundo eixo, como em Coração, Cabeça e Estômago. Mas é interessante notar a convivência dos dois no presente livro em análise.
A solução é jogada para o capítulo seguinte, para segurar a atenção do leitor. Mariana dá o dinheiro de suas próprias economias. E para disfarçar, faz o pai sair de casa e simular que tinha sido chamada pela mãe de Simão. Era a deixa para inventar a desculpa de que D. Rita, por algum meio, ficara sabendo da presença do filho e resolvera ampará-lo.
Se tanta dedicação de Mariana já havia, há tempos, chamado a atenção do leitor, a Simão começava a levantar desconfiança. Mas, por enquanto, ele eleva a filha do ferrador à condição de sua irmãzinha. É uma maneira de ter a menina o suficiente próximo, mas o suficiente distante.
Volta-se à calma. Ninguém tinha pistas sobre a autoria dos assassinatos dos empregados de Baltazar. Este, por sua vez, achara por bem não levantar escândalo. E Teresa conseguia um esquema de continuar se correspondendo com Simão, burlando as proibições expressas de seu pai. O único elemento que foge ao normal são as próprias cartas da menina, contraditórias, ora transmitindo esperança, ora desencanto.
No entanto, a vida de um romance pede agitação, e ela vem, seguindo as previsões de Mariana, sempre em seu aspecto místico e fatalista. Uma freira, bêbada, acaba falando demais e delata o estratagema de Teresa. A mendiga, por causa disso, é seguida. Além de apanhar, interceptam sua correspondência, que é entregue nas mãos do pai de Teresa. Furioso com a descoberta, determina a transferência da menina para outro convento, no Porto, em que estará sob a guarda de uma tia freira.
A sorte, ou azar, é que Mariana acaba-se oferecendo como intermediária. É quando recebe o recado de Teresa sobre a transferência. Informa ainda que Simão não deveria aparecer, pois estava combinada uma escolta composta por vários parentes, entre eles Baltazar. Esse nome foi o detonador da fúria cega de Simão.
Na hora da saída de Teresa, a tragédia consuma-se. Simão desentende-se com Baltazar. Este voa sobre o pescoço do herói, mas acaba recebendo um tiro na cabeça. Saldo: Baltazar assassinado, Teresa desmaiada, Simão voluntariamente preso.
A notícia causa rebuliço enorme na casa dos Botelho, abafado pelo caráter absolutista do pai, que entregará o infeliz ao lado mais duro da lei. No meio desse transe é que D. Rita escreve uma carta ao filho em que chega a afirmar “Oxalá que tivesses morrido ao nascer!”. Simão de fato quase morrera ao nascer, mas por milagre sobrevivera. Entra mais uma vez a questão do fatalismo: era destino sobreviver para cumprir a sina por que estava passando.
O engraçado é notar que na carta a mãe mostrava-se surpresa com a presença do filho em Viseu, o que desmontava todo o estratagema montado por Mariana e João da Cruz no episódio da falta de dinheiro. Simão percebe isso, mas o tema não foi desenvolvido.
Simão ia ser condenado à forca. Essa notícia provoca uma crise de demência em Mariana, o que fortalecerá os sentimentos do herói por ela. O pior é que o pai do herói insistia em não ajudar em nada. Tanto que, não agüentando as lamúrias da família, auto-exilou-se.
No entanto, de navalha em punho, um tio-avô de 83 anos chantageia: ou a situação do jovem era aliviada, ou o velho dava cabo de sua própria vida. Domingos empenha-se e consegue trocar a forca pelo degredo. E nem adiantaram os esforços e até propostas de suborno de Tadeu Albuquerque.
Simão é transferido para o Porto, sempre em companhia de Mariana. Como se disse, seus sentimentos por ela estão mais fortes, tanto que ele começa a se avizinhar de um dilema. Seu amor por Teresa é certo, correspondido. Mas, e o que fazer do outro, que Mariana sente por ele?
Teresa, por sua vez, só pensava em morte, pois estava confinada no convento em Monchique e distante do seu amado. Chegara até a ficar muito doente. Seu passamento era questão de horas. No entanto, graças a uma carta de Simão (sim, mais uma vez furaram todo tipo de bloqueio e voltavam a se corresponder), pedindo para que ela sustentasse seu fio de vida, acaba afastando tais pensamentos.
A preocupação agora parte de Tadeu, pois teme ao saber que os dois estão na mesma cidade. Vai para Porto disposto a tirar sua filha de Monchique. No entanto, a menina recusa-se. Inicia-se uma cena engraçada, vexatória e ácida em seu aspecto crítico. O pai tem uma explosão de fúria, mas tudo inútil: não há como retirá-la do convento. Poder-se-ia dizer que era um duelo titânico (perdoem o melodrama, mas a obra inspira) entre o amor e o absolutismo das razões sociais. Parece ser a única batalha em que o amor venceu no mundo dos homens.
Ocorrem então alguns delongadores, ou seja, desvios do principal eixo narrativo, com a função de esticar a trama sem perder a atenção do leitor. Primeiro, notamos que Mariana já está garantindo um lugar no universo afetivo do protagonista. Entre os objetos que tem como “relíquias” está o avental que a menina usava quando fora pronunciada a sentença.
Ocorre também a volta, por falta de dinheiro, de Manuel Botelho – pai de Camilo Castelo Branco – da Espanha. Havia desertado para poder fugir com uma mulher casada. O patriarca Domingos aproveita para desfazer tudo o que o jovem havia aprontado. Convence a adúltera a abandonar Manuel e voltar para o antigo marido. Consegue ainda a prisão de seu filho ser preso por deserção. E tudo debaixo de uma discreta simpatia do narrador, ou pelo menos sob sua conivência, o que inspira uma comparação.
Tanto para Simão quanto para Manuel o amor acaba se confundindo com transgressão, com pecado, merecendo ser castigado. A diferença é que Simão tem saldo positivo, é visto como digno, ao contrário do seu irmão. Talvez a explicação esteja na já citada crença no amor como religião. Manuel Botelho é indigno porque profanou esse dogma, concretizando o seu sentimento. Simão ainda está no campo do ideal, nunca chegou a concretizá-lo.
A partir desse instante, a narrativa acelera. João da Cruz acaba sendo assassinado, como vingança do assassinato de que havia sido inocentado. Mariana deixa toda a sua herança nas mãos de Simão. Aliás, mais do que isso – como se verá, deixa o seu destino nas mãos dele.
Um fato elogiável: diante de atitude tão exagerada, Simão joga limpo com a moça, pois deixa claro que não sabe o que pode dar a ela. Interessante é notar que ele nunca disse que não gostava de Mariana, apenas que havia alguém na frente dela. Talvez por isso a moça alimente uma esperança, ainda mais porque sabe que Teresa está muito doente. Pacientemente parece esperar ocupar uma vaga no coração de Simão, que acompanhará no degredo. No entanto, diz ao jovem que não espera nada. É o silencioso jogo da sedução.

É digno de nota um certo quê de egoísmo de Simão. Quando Mariana recebeu a notícia da morte de João da Cruz, o baque tinha sido terrível. Simão, ainda assim, fazia questão de pedir que ela agüentasse, por ele. Podia ser apenas um recurso de convencimento – ela fazia tudo pelo herói mesmo. Mas surge outro episódio a reforçar uma tendência narcisista do protagonista. Teresa pede para que Simão troque o degredo pela prisão, pois ela sente que, longe, ela morreria e, pior, ele a esqueceria. Simão, deixando claro que já havia passado quase três horríveis anos na prisão, diz que prefere o degredo. Deixa a moça sem saída.

Enfim, Simão embarca para a Índia, acompanhado de Mariana. É quando recebe, por meio do comandante, dinheiro de D. Rita, que faz questão de distribuir entre os outros passageiros. Mais uma vez a honra do dever (mãe) é desprestigiada diante da honra do coração (Mariana, a única pessoa de quem aceitava dinheiro). No mirante do convento de Monchique Teresa vê Simão. Agitando um lenço, despede-se de seu amado e morre. Antes, havia reunido as cartas que recebera dele e enviado ao seu noivo espiritual, junto de uma última, de despedida.

A notícia da morte da moça chega logo depois, por meio do comandante. Simão e, não é ousado dizer, conseqüentemente Mariana passam a esperar a morte. O jovem põe-se a ler a carta de Teresa, que tem o efeito fulminante de derrubá-lo, como se o chamasse ao outro mundo e à satisfação de todos os sonhos de amor. Típico do Romantismo, esse era o único meio para a plenitude desse sentimento. Há quem possa enxergar – e não estará de todo errado – que na realidade esse é o castigo para tamanho amor (ou individualismo?), que afrontava as leis da terra.
Simão cai numa febre terrível. Mariana, enquanto cuida do companheiro, envelhece espantosamente. Nove dias o herói passa em agonia. Ao final, morre, apertando sua mão na da companheira, que em troca lhe dá o único beijo de sua vida – no rosto.
O corpo de Simão é atirado ao mar. Dramaticamente, Mariana agarra-se ao cadáver, pondo fim à sua própria vida. E as cartas de Simão e de Teresa, que o jovem pediu que Mariana reunisse para serem atiradas ao oceano com a sua morte, acabam boiando, sendo resgatadas. Tornam-se a base do romance.