quinta-feira, 27 de março de 2014

REVISÃO UNIFICADA - 1º E e F - VESPERTINO- LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

Aula sobre Ortografia e Revisão para Unificada – 1º ano E e F – vespertino-
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

ORTOGRAFIA

1.Estão corretamente empregadas as palavras na frase:

a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.

2. Reescreva as palavras que possuem erros de ortografia
a) fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) realisar - analisar - paralizar.
d) utilizar - canalisar - vasamento.

3. A forma l que apresenta o verbo grafado incorretamente é:

a) hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.

4. Reescreva as palavras grafadas incorretamente:
a) enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos – discusão – arremeso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.

5. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:

a) O experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

(Manuel Bandeira)

6. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (     ) alegrou-se com a cena.                   
b) (     ) ficou indiferente.
c) (  ) solucionou um problema social.
d) (  ) fiou chocado com o espetáculo.

7. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (    ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                             
b) (     ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (  ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (  ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

8. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     ) admiração.
c) (     ) pena.
d) (     ) desprezo.

FONEMAS E FIGURAS DE LINGUAGEM

a)c-a-v-a-l-o= 6 letras; /k/a/v/a/l/o/= 6 fonemas
b) s-e-x-o= 4 letras; /s/e/k/s/o/= 5 fonemas
c)c-o-r-r-e= 5 letras; /k/o/r/i/= 4 fonemas
d)h-o-r-a= 4 letras; /o/r/a/= 3 fonemas
e)a-q-u-e-l-a= 6 letras; /a/k/e/l/a/=5 fonemas
f)g-u-e-r-r-a= 6 letras; /g/e/r/a/= 4 fonemas
g)a-n-e-x-o= 5 letras; /a/n/e/k/s/u/= 6 fonemas
h)p-o-m-b-a= 5 letras; /p/õ/b/a/= 4 fonemas
RESPONDA:
A)Por que as mesmas palavras têm diferentes números de letras e fonemas?
R:
B)Escreva uma palavra(diferente do exemplo acima e do que você tem no caderno) em que a letra X represente:
a)fonema /z/=
b)fonema /s/=
c)fonema /ks/=
ESCREVA QUAL FIGURA DE LINGUAGEM ESTÁ PRESENTE , OBSERVE OS TERMOS EM DESTAQUE.
a)O rato roía-me por dentro.
b)Na tarde quente, as folhas aplaudindo a brisa fresca.
c)Há um silêncio de antes de abrir-se um telegrama urgente
há um silêncio de um primeiro olhar de desejo
há um silêncio trêmulo de teias ao apanhar uma mosca...

e)João sabia de tudo e de todos da cidade. Tivera profissões, conhecera meio mundo.
f)Como pessoas simples, aceitamos o convite.
g)Estou muda que nem a lua.
h)Vai haver verde,
verde do bom,
verde nos galhos;
verde na terra,
verde em ti, Vanessa.

h)”Olhei um velho louro, e claro e vagaroso e belo na luz do louro...”
i) Falavam-me em Deus e eu só pensava no diabo.

ENCONTRO CONSONANTAL E DÍGRAFO

1-Escreva 2 palavras de cada que tenha:
a)ss
b)nh
c)lh
d)rr
e)sc
f)xc
g)gu
h)qu



sábado, 22 de março de 2014

REVISÃO PARA UNIFICADA - LITERATURA - PRIMEIROS ANOS

FIGURAS DE LINGUAGEM 
1- Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.
a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)
d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)

2- Hipérbato, figura de inversão, ocorre em:
a) Os tempos mudaram devagar, depressa do tempo.
b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
d) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
e) Amanheceu, a luz tem cheiro.

3-Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse) do verbo:
a) Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas.
b) A paz, nesse caso, é a destruição (…)
c) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
d) (…) mas, rigorosamente, não há morte (…)
e) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam dar-se (...)

4-(UFPA) Nos versos:
“E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
tem-se exemplo de
a) eufemismo
b) antítese
c) aliteração
d) silepse
e) sinestesia

5-Leia os fragmentos do poema de Camões e marque qual figura de linguagem predomina nele:

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

a)metáfora
b)hipérbole
c)antítese
d)hipérbato
e)n.d.a

5- Que figura de linguagem atribui vida a seres inanimados?

6-Como podemos identificar uma aliteração e uma assonância nas frases e / ou expressões?

GÊNEROS LITERÁRIOS

1-Qual a divisão do gênero literário? Explique cada uma delas.

EU LÍRICO

1-Como posso identificar o eu lírico nos poemas?Justifique.
2- Leia o poema e responda quem é o eu lírico. Justifique com fragmentos do poema.

OS DOIS 
Eu sou dois seres.
O primeiro é fruto do amor de João e Alice.
O segundo é letral:
 É fruto de uma natureza que pensa por imagens, 
Como diria Paul Valéry. 
O primeiro está aqui de unha, roupa, chapéu 
e vaidades. 
O segundo está aqui em letras, sílabas, vaidades 
Frases. 
E aceitamos que você empregue o seu amor em nós.
BARROS, Manoel de. Poemas Rupestres. 2ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006, p.45.
R:







sábado, 15 de março de 2014

CONTEÚDO PARA UNIFICADA - VESPERTINO - ADA


PERÍODO VESPERTINO - LITERATURA

1º Ano D, E e F

  • Gêneros Literários
  • Figuras de Linguagem
  • Interpretação de poemas
  • Denotação e Conotação
LÍNGUA PORTUGUESA

1º Ano E e F

  • Leitura e Interpretação de texto
  • Ortografia
  • Encontro Consonantal e Dígrafo
  • Fonema e Letra
  • Funções da Linguagem
LÍNGUA INGLESA 

3º Ano C

  • Phrasal Verbs
  • Interpretação de texto
2º Ano D

  • Immediate Future (going To) all forms
  • Prepositions of place (in, on, at)
  • Prepositions of Time ( in, on, at)

CONTEÚDOS PARA PROVA UNIFICADA - MATUTINO - ADA

PERÍODO MATUTINO- LITERATURA

1º Ano A, B e C

  • Gêneros Literários
  • figuras de Linguagens
  • Denotação e Conotação
  • Interpretação de poemas
2º Ano A e B

  • Arcadismo (contexto Histórico, características, autores e obras)
  • Romantismo em Portugal (Contexto Histórico, características, autores e obras)
3º Ano A e B

  • Pré-Modernismo (Contexto Histórico, características, autores e obras)
  • Vanguardas Europeia: Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo e Surrealismo.





terça-feira, 11 de março de 2014

AULA PROGRAMADA - 12/03/2014 - LITERATURA - 1º ano E

OBS: COPIAR NO CADERNO, OBSERVE QUE TEM ALGUNS TERMOS GRIFADOS.

CONSULTE AS REGRAS DO CADERNO E EXERCÍCIOS REALIZADOS E RESPONDA QUAL FIGURA DE LINGUAGEM ESTÁ PRESENTE EM CADA FRASE:
a)O rato roía-me por dentro.

b)Na tarde quente, as folhas aplaudindo a brisa fresca.

c)Há um silêncio de antes de abrir-se um telegrama urgente
há um silêncio de um primeiro olhar de desejo
há um silêncio trêmulo de teias ao apanhar uma mosca...

e)João sabia de tudo e de todos da cidade. Tivera várias profissões, conhecera meio mundo.

f)Como fidalgos camponeses, aceitamos a mesa.

g)Estou muda que nem a lua.

h)Vai haver verde,
verde do bom,
verde nos galhos;
verde na terra,
verde em ti, Zefa...

h)”Olhei um velho louro, e claro e vagaroso e belo na luz do ouro...”


i) Falavam-me em Deus e eu só pensava no diabo.

AULA PROGRAMADA - 1º F - LÍNGUA PORTUGUESA - 12/03/2014.

OBS: Copiar no caderno e receber o visto na próxima aula


OBSERVE OS FONEMAS E LETRAS NOS EXEMPLOS A SEGUIR:
a)c-a-v-a-l-o= 6 letras; /k/a/v/a/l/o/= 6 fonemas
b) s-e-x-o= 4 letras; /s/e/k/s/o/= 5 fonemas
c)c-o-r-r-e= 5 letras; /k/o/r/i/= 4 fonemas
d)h-o-r-a= 4 letras; /o/r/a/= 3 fonemas
e)a-q-u-e-l-a= 6 letras; /a/k/e/l/a/=5 fonemas
f)g-u-e-r-r-a= 6 letras; /g/e/r/a/= 4 fonemas
g)a-n-e-x-o= 5 letras; /a/n/e/k/s/u/= 6 fonemas
h)p-o-m-b-a= 5 letras; /p/õ/b/a/= 4 fonemas

RESPONDA:
A)Por que as mesmas palavras têm diferentes números de letras e fonemas?
R:
B)Escreva uma palavra(diferente do exemplo acima e do que você tem no caderno) em que a letra X represente:
a)fonema /z/=
b)fonema /s/=

c)som de ks=