terça-feira, 16 de junho de 2015

Proposta de Produção de Carta Argumentativa - 3º Ano B - Vespertino

Escolha uma das propostas a seguir e produza uma carta argumentativa.

INSTRUÇÕES

  • O texto deverá ser manuscrito com caneta preta ou azul  e sem rasuras;
  • Deverá ter entre 10 e 20 linhas;
  • Entregar impreterivelmente no dia 02/07/2015 na aula de Produções Interativas;
  • Será avaliado de zero a dez, como nota bimestral (assim como havíamos combinado);
  • Individual;
  • Colocar nome, número e série;
  • Não é necessário colocar capa;
  • Usar a estrutura da carta argumentativa, fazendo uso da linguagem formal;
  • Lembre-se: você deverá utilizar argumentos que convençam o interlocutor.
  • Não será recebido em outra data nem em outra aula, salvo os casos que apresentarem atestado médico no dia.
PROPOSTA Nº 1

  • Produza uma carta de solicitação à direção ou coordenação de sua escola para que seja possível o uso da camiseta da turma em um dia da semana. 
PROPOSTA Nº 2
  • Produza uma carta de reclamação  à empresa de Buffet contratada pela Comissão de Formatura a respeito da demora da entrega do carnê para pagamento das mensalidades.
PROPOSTA Nº 3
  • Produza uma carta de solicitação ao proprietário do Salão de Festas alugado pela Comissão da Formatura para que coloque seguranças no estacionamento e que haja vagas para deficientes.
PROPOSTA Nº 4
  • Produza uma carta de reclamação à Secretaria de Estado de Educação sobre a demora da entrega do kit escolar, bem como do novo uniforme para o  ano letivo de 2015. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Conteúdos Provas Unificadas - 2º Bimestre

9º Ano A - Matutino  - Produções Interativas
*leitura e interpretação de textos
*Propagandas e Slogans
*Interpretação do Livro Paradidático "Vidas Interrompidas"

1º Ano A/B/C - Matutino - Produções Interativas
*Leitura e interpretação de textos
*Linguagem Formal e Informal
*Linguagem Verbal e não verbal

8º Ano A - Vespertino - Língua Inglesa
*Modal Verbs'

9º Ano B - Vespertino _ Língua Inglesa
*present Perfect Tense
*past Participle
*yet, already, ever, never, just

1º Ano D - Vespertino _ Língua Inglesa
*Simple Present all forms

3º Ano B - Vespertino _ Literatura
*Semana de Arte Moderna
*Primeira Geração Modernista no Brasil
*principais autores e obras
*Macunaíma

Modelo de Carta de Solicitação e reclamação - 3º ano B - vespertino

MODELO DE CARTA DE SOLICITAÇÃO
(assunto: vendas de doces e salgados na Festa junina)

Campo Grande, ____ de _____ de 2015.
Prezado Senhor/Senhora
“À
( Direção/Coordenação da Festa Junina da escola Adventor – citar nome)”



        Eu, aluno do 3º ano B do turno Vespertino da Escola Adventor Divino de Almeida e membro da Comissão de Formatura,  solicito o direito de comercializar doces e salgados durante a realização da festa junina. Tal solicitação tem por objetivo angariar fundos em prol da nossa formatura do Ensino Médio, fundos esses que já estão sendo angariados através do pagamento de mensalidades e venda  de rifas e brigadeiros na hora do intervalo.
Mesmo assim, acreditamos não ser possível juntar o montante necessário para a realização da formatura  pelo curto espaço de  tempo que temos para pagar a entrada à empresa contratada, e também, ser  pequeno o número de alunos que pretendem participar de tal evento.
Para tanto, gostaríamos de aproveitar a data da festa e a presença certa de nossos colegas e familiares que nos ajudarão nesse objetivo. O espaço cedido deverá ser , se possível, na Praça de Alimentação da referida festa que acontecerá no dia 27 de junho de 2015, nas dependências da escola situada na  Avenida Julio de Castilho, a partir das 13:oo hs. 

        Certo de contar com o apoio, aguardo resposta.
Atenciosamente




_________________________
Nome completo

#################################################################################
MODELO DE CARTA DE RECLAMAÇÃO
(asunto: reclamação sobre demora de entrega de produtos)

Campo Grande, 15 de junho de 2015.
lmo. Sr.
Gerente
(citar o nome da empresa)

Sirvo-me da presente para fazer a seguinte reclamação:

Em  14 de maio de 2015 adquiri desta empresa 01(um)  iPhone 6 Plus da marca Apple, cuja entrega foi combinada para o dia 24 de maio de 2015 devido à indisponibilidade do produto no ato da compra. No momento da assinatura do contrato de aquisição do item, foi realizado o pagamento no valor de R$ 800,00 referente à entrada,  conforme comprovante que segue junto desta.
Por ocasião da assinatura do contrato de compra e venda, ficou acertado entre as partes que o pagamento seria realizado em 8 parcelas, sendo a primeira  efetuada no ato da compra e as demais a vencer no dia 14 dos meses subsequentes. Sendo assim,  venho por meio desta solicitar que cumpra o acordo no prazo máximo de 07 dias úteis uma vez que já foi realizado o pagamento da segunda parcela e até o momento ainda não o recebi conforme acordado. Tendo em vista, ser direito meu garantir e usufruir um produto por mim adquirido, esse que me faz falta para realizar contatos com a empresa, amigos e familiares, sem contar a falta de conexão que esse problema me proporciona. Conexão essa que, além de ser um momento de lazer, também a utilizo para fins comerciais.
Cabe ressaltar que diante do acima exposto,  o não cumprimento do prazo por parte desta empresa me levará a desistir do produto sendo devidamente indenizado conforme prescreve o Código do Consumidor.

Certo de contar com  sua atenção,
Atenciosamente


____________________
Nome completo


terça-feira, 9 de junho de 2015

Momentos/ Adventor

Pode ser que um dia  deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe,
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento,
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

(Albert Einstein)
Festada/2014
Festada/2014.

Niver da Dri/2014

Formatura/2013.

Copada/2013

Contada/2012.

Pizza/2013.

Jornada Pedagógica/2014.

PROJETO CONSERVADA 2015: EU APOIO!

PROJETO CONSERVADA 2015 – 1º ano E – Vespertino – Produções Interativas – Professora Regina
ATIVIDADE: ENTENDENDO O REAL SIGNIFICADO DO PROJETO NO AMBIENTE ESCOLAR

1-Busque no dicionário a definição da palavra PATRIMÔNIO. Após isso, diferencie Patrimônio Público de Privado.
2-Ao unirmos a palavra PATRIMÔNIO MATERIAL à EDUCAÇÃO, percebemos que é preciso ter consciência e atitude. De quais formas isso pode ser possível?
3-Dê sua opinião sobre o excerto: “Todos os dias pelos meios de comunicação somos informados das mais diversas atrocidades cometidas por pessoas que em momentos de irracionalidade destroem sem o mínimo pudor os patrimônios públicos”( Prof. Gildete Martino IN www.planetaeducacao.com.br – acesso em 14/05/2015)
4-Procure a definição do termo atrocidades.  Podemos observar isso no ambiente escolar? Pontue as atrocidades encontradas na sua escola em toda sua extensão e diferencie-as. EX: nos banheiros, muros, material escolar, carteiras, pátio, quadra, etc.
5-Qual sua opinião sobre o que você encontrou de atrocidades?
6-O que podemos fazer para acabar com tais atos de vandalismo nos patrimônios públicos de um modo geral?

COLOCANDO EM PRÁTICA O CONSERVADA 2015
*Após essa reflexão e pesquisa no ambiente escolar, produza cartazes com frases de efeito para que seja possível erradicar tal problema.
*Ilustre com imagens e dê dicas de como podemos preservar os patrimônios, começando pela nossa escola.
*Consulte sites, jornais, revistas, vídeos.


PROJETO CONSERVADA: Eu apoio!®
DATA DA CULMINÂNCIA: 18/06/2015.