Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno entrará em contato com textos informativos,
percebendo sua utilidade nas práticas sociais.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Será necessário que o aluno já tenha manuseado
jornais e percebido que tal suporte apresenta diferentes textos.
Precisará, ainda, estar alfabetizado e inserido no
processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor entregará o texto abaixo,
“Brinquedos do tempo do vovô”, xerocado para os alunos realizarem uma leitura
silenciosa e colarem no caderno.
Em seguida, realizará uma leitura oral e
iniciará uma discussão com os alunos a respeito da temática do texto.
Poderão ser feitas as seguintes perguntas
visando esse objetivo:
- O que vocês entenderam do texto?
-Vocês já brincaram de pipa?
- Gostam de brincar de pipa? Por quê?
- Quais são suas brincadeiras preferidas?
- Vocês acham que as brincadeiras de
antigamente são as mesmas de hoje em dia?
Posteriormente, o professor deverá explorar
a estrutura do texto, fazendo perguntas orais:
- Que informações novas o texto lhe trouxe?
(Resposta pessoal)
- Quais informações você conhecia?
(Resposta pessoal)
- Vocês já leram textos como esse que
traziam informações a respeito de um tema? (Resposta pessoal)
Dessa forma, o professor deverá explicar
que esse texto é um texto informativo, porque traz informações para o leitor.
Assim, ao ler um texto como esse podemos aprender algo através de informações
novas que ele nos traz.
Chamar a atenção para o fato de que as
informações são baseadas em uma fonte. No caso dessa notícia, o autor se baseia
nas afirmações de um especialista em pipas, para dar mais credibilidade às
informações que ele está passando.
Perguntar, ainda, se há nesse texto alguma
opinião do autor, Concluindo que em um texto informativo, o autor, geralmente,
não dá sua opinião sobre o assunto, apenas apresenta algumas informações.
Momento 2
Em um segundo momento, o professor fará as
seguintes atividades, dirigidas, no caderno:
1- De onde o texto foi retirado? (Do jornal
Estadinho de 15 de fevereiro de 1997)
2- De qual assunto ele trata? (Ele trata da
brincadeira de empinar pipa)
3- Qual a finalidade do texto? (Dar várias
informações sobre a pipa e prevenir sobre o uso do cerol)
4- Sublinhe no texto os diferentes nomes
que a pipa recebe no Brasil.
5- De que você costuma chamar esse
brinquedo? (Resposta pessoal)
Para responder essas questões, o professor
deverá escrever uma a uma no quadro negro e chegar às conclusões junto com os
alunos. É importante que, ao longo dessas atividades, o professor enfatize que
esse texto foi retirado de um jornal conhecido e que tem o objetivo de trazer
uma informação para os leitores, sendo assim um texto de conteúdo informativo
que nos permite aprender sobre algum assunto.
Perguntar, neste momento, quem lembra de já
ter lido um texto desse tipo no jornal e qual informação ele trazia.
Momento 3
Pedir para os alunos anotarem no caderno o
seguinte lembrete:
O texto informativo é aquele cuja a
principal função é informar, ou seja, passar uma informação.
Encontramos esse tipo de texto,
principalmente, em jornais.
É importante que as informações citadas
tenham uma fonte e sejam exemplificadas. Além disso, esse texto não deve conter
opiniões pessoais.
Momento 4
Para complementar a aula, o professor
poderá realizar uma atividade em grupo de três ou quatro alunos.
Para tanto, ele entregará o texto abaixo
"Crise da água?" para os grupos e pedirá que eles o leiam e discutam
as informações contidas, refletindo, inclusive, sobre àquelas que são novas
para eles, dando sua opinião sobre o tema.
As conclusões da discussão deverão ser
anotadas em uma folha, a ser entregue, da seguinte forma:
Título do texto:
De onde foi retirado:
Data de publicação do texto:
Informações que o texto traz: (orientar a
listagem de informações em tópicos, como, por exemplo: as principais fontes de
água doce são os rios, os lagos...../ o lençol freático é a camada de água que
fica no solo..)
Fontes citada: (Alguns cientistas)
Conclusões do grupo sobre o texto:
“Crise da água”?
As principais fontes de água doce são os
rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos., como é chamada a camada de
água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal
distribuído pelo território, sofrem também com a poluição.
Os rios estão com a qualidade de águas
comprometidas. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das águas, as industrias
lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande
parte dessa sujeira é formada por substâncias venosas às plantas e aos animais.
Por isso, vemos com freqüência peixes morto s em rios e lagos.
Alguns cientistas acreditam que o aumento
do consumo de água doce soma do à sua poluição são os fatores que ma is vão
colaborar para a redução desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam
que num futuro muito próxi mo alguns países doce do que por petróleo. E essa
“crise da água “ poderá acontecer já no século 21.
Por isso, temos a importante tarefa de
evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos
esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para
trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.
A grande preocupação dos cientistas é que,
ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para o qual existem meios de
compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a
torneira!
Estadinho , São Paulo, O Estado de São
Paulo, 7 dez. 1996,p.4.
Momento 5
As conclusões de cada grupo poderão ser
lidas numa grande roda e cada grupo poderá tecer comentários sobre os demais.
Avaliação
Ao final desta aula o professor deverá
avaliar se o aluno:
- Compreendeu a importância e a
especificidade dos textos informativos.
- Entendeu que esse conteúdo informacional
pode apresentar-se, principalmente, em textos de jornal.
- Foi capaz de discutir e opinar sobre o
tema em questão nos textos.
- Realizou a atividade do momento 4
demonstrando dominar as características do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário