TRABALHO
MENSAL DE LITERATURA – 1º ANO E –VESPERTINO
NOME___________________________________________Nº_________
PROFESSORA:
REGINA R. MACIEL
Data da entrega:20/03/2013.
Em grupos de no máximo 04 componentes ou individual. Respostas à caneta preta
ou azul;rasuras não são permitidas.Atentar para a estética do trabalho.BONS
ESTUDOS!
CONTEÚDOS: DENOTAÇÃO
E CONOTAÇÃO; FIGURAS DE LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO.
1-Leia
a anedota abaixo e responda:
“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.
-Hã?Nós não sabemos o significado da
palavra “rendição”!- responderam.
-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o
dicionário na carroça...”.
a)O
humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo
de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.
R:
b)Por
que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve
ser interpretada de forma conotativa?Que outro elemento nessa fala reforçaria
isso?
R:
R:
2-Leia
o poema e responda:
Teologia
A minhoca cavoca que cavoca.
Ouvira falar da grande luz, o Sol.
Mas quando põe a cabeça de fora,
A Mão a segura e a enfia no anzol.
(José
Paulo Paes)
a)Relacione
o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para
causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.
b)Qual
é o sentido da palavra “MÃO”no poema?
c) Ultrapassar
o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação do poema. Explique essa afirmação.
3-Quanto
ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e identifique a qual
pertencem. Consultem as regras, exemplos, livros, dicionários, sites etc.
a)Rato
Rato que rói a
roupa
Que oi a rapa do
rei do morro
Que rói a roda do
carro
Que rói o carro,
que rói o ferro
Que rói o barro,
rói o morro
Rato que rói o
rato.
(Edu Lobo &
Chico Buarque)
R:
b)A minha alma está armada e apontada
Para a cara do
sossego!
Pois paz sem voz,
paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Marcelo Yukka)
R:
c)Quanto
vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale então
Fazer das tripas o
coração?
(Rogério Flausino)
R:
d)Segue o teu destino
Rega as tuas
plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
(Fernando Pessoa)
R:
e)Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não
se tem chuva!
Ou se calça a luva
e não põe o anel,
ou se põe o anel e
não se calça a luva!
(Cecília Meireles)
R:
f)Os poemas são pássaros que chegam
f)Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabem de
onde e pousam
No livro que lês.
Quando fechas o
livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
(Mario Quintana)
R:
4-Explique
a relação da metonímia nas frases a seguir:
a)Gostaria
de tomar um copo de água.
R:
b)Gosto
de ler Drummond.
R:
c)O amor
é cego.
R:
5_Marque
a alternativa correta:
No
poema “Andorinha”, de Manuel Bandeira:
Andorinha lá fora está dizendo:
_”Passei o dia à toa, à toa!
Temos:
a)( )uma metáfora
b)( )uma prosopopeia
c)( ) uma hipérbole.
6-Na
canção de Lulu Santos a seguir, temos:
“Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...”
a)( )um hipérbato
b)( )uma anáfora
c)( )uma antítese
6-Escreva
05 frases (no total) usando o sentido conotativo e o denotativo. Identifique-as
quanto conotação ou denotação.(Livre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário