sexta-feira, 8 de março de 2013

Trabalho Mensal de Literatura -1º E -Vespertino


TRABALHO MENSAL DE LITERATURA – 1º ANO E –VESPERTINO

NOME___________________________________________Nº_________

PROFESSORA: REGINA R. MACIEL

Data da entrega:20/03/2013. Em grupos de no máximo 04 componentes ou individual. Respostas à caneta preta ou azul;rasuras não são permitidas.Atentar para a estética do trabalho.BONS ESTUDOS!

CONTEÚDOS: DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO; FIGURAS DE LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO.

 

1-Leia a anedota abaixo e responda:

“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.

-Hã?Nós não sabemos o significado da palavra “rendição”!- responderam.

-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o dicionário na carroça...”.

 

a)O humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.

R:

b)Por que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve ser interpretada de forma conotativa?Que outro elemento nessa fala reforçaria isso?
R:

 

2-Leia o poema e responda:

Teologia

A minhoca cavoca que cavoca.

Ouvira falar da grande luz, o Sol.

Mas quando põe a cabeça de fora,

A Mão a segura e a enfia no anzol.

(José Paulo Paes)

 

a)Relacione o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.

 

b)Qual é o sentido da palavra “MÃO”no poema?

 

c) Ultrapassar o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação  do poema. Explique essa afirmação.


3-Quanto ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e identifique a qual pertencem. Consultem as regras, exemplos, livros, dicionários, sites etc.

 

a)Rato

Rato que rói a roupa

Que oi a rapa do rei do morro

Que rói a roda do carro

Que rói o carro, que rói o ferro

Que rói o barro, rói o morro

Rato que rói o rato.

(Edu Lobo & Chico Buarque)

R:

 

b)A minha alma está armada e apontada

Para a cara do sossego!

Pois paz sem voz, paz sem voz

Não é paz, é medo!

(Marcelo Yukka)

R:

 

 c)Quanto vale o show?

Quanto vale o amor?

Quanto vale então

Fazer das tripas o coração?

(Rogério Flausino)

R:


d)Segue o teu destino

Rega as tuas plantas,

Ama as tuas rosas.

O resto é a sombra

De árvores alheias.

(Fernando Pessoa)

R:


e)Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

(Cecília Meireles)

R:

f)Os poemas são pássaros que chegam

Não se sabem de onde e pousam

No livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo

Como de um alçapão.

(Mario Quintana)

R:

4-Explique a relação da metonímia nas frases a seguir:

a)Gostaria de tomar um copo de água.

R:

b)Gosto de ler Drummond.

R:

c)O amor é cego.

R:

 

5_Marque a alternativa correta:

No poema “Andorinha”, de Manuel Bandeira:

Andorinha lá fora está dizendo:

_”Passei o dia à toa, à toa!

 

Temos:

a)(  )uma metáfora

b)(  )uma prosopopeia

c)(  ) uma hipérbole.

 

6-Na canção de Lulu Santos a seguir, temos:

“Não existiria som

Se não houvesse o silêncio

Não haveria luz

Se não fosse a escuridão

A vida é mesmo assim,

Dia e noite, não e sim...”

a)(  )um hipérbato

b)(  )uma anáfora

c)(  )uma antítese

 

6-Escreva 05 frases (no total) usando o sentido conotativo e o denotativo. Identifique-as quanto conotação ou denotação.(Livre)


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário