TRABALHO MENSAL DE LITERATURA – 1º ANO:
NOME___________________________________________Nº_________
PROFESSORA: REGINA R. MACIEL
Respostas à caneta preta ou azul;rasuras não são permitidas.Atentar para a estética do trabalho.BONS ESTUDOS!
CONTEÚDOS: DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO; FIGURAS DE LINGUAGEM; INTERPRETAÇÃO e VERSIFICAÇÃO.
1-Leia a anedota abaixo e responda:
“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.
-Hã?Nós não sabemos o significado da palavra “rendição”!- responderam.
-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o dicionário na carroça...”.
a)O humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.
R:No sentido literal, eles não sabiam o significado da palavra 'rendição' (derivada da expressão render-se, entregar-se); no sentido figurado, chamou-os de ignorantes, 'burros'.
b)Por que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve ser interpretada de forma conotativa?Que outro elemento nessa fala reforçaria isso?
R:Porque quando usamos o sentido conotativo, dizemos o que pensamos nas entrelinhas, ou seja, usamos palavras que deixam o sentido real implícito.
Carroça ( ligada à burro)
R:Porque quando usamos o sentido conotativo, dizemos o que pensamos nas entrelinhas, ou seja, usamos palavras que deixam o sentido real implícito.
Carroça ( ligada à burro)
2-Leia o poema e responda:
Teologia
A minhoca cavoca que cavoca.
Ouvira falar da grande luz, o Sol.
Mas quando põe a cabeça de fora,
A Mão a segura e a enfia no anzol.
(José Paulo Paes)
a)Relacione o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.
R:Não. O título não é coerente, pos Teologia trata sobre estudo da religião e no decorrer do poema, temos o sentido denotativo de uma pescaria: minhoca, anzol.
b)Qual é o sentido da palavra “MÃO”no poema?
R: Sentido denotativo, real, a mão do homem.
c) Ultrapassar o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação do poema. Explique essa afirmação.
R:Podemos utilizar o sentido conotativo, comparando o SOL à brilho, esperança, luz, aspectos que a minhoca não poderia ver sem colocar a cabeça para fora.ANZOL seria a destruição dos sonhos dela, armadilha, derrota, fim da linha, morte , etc.
3-Quanto ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e identifique a qual pertencem. Consultem as regras, exemplos, livros, dicionários, sites etc.
a)Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato.
(Edu Lobo & Chico Buarque)
R:Aliteração.
b)A minha alma está armada e apontada
Para a cara do sossego!
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Marcelo Yukka)
R:Assonância (repetição de sons vocálicos)
c)Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale então
Fazer das tripas o coração?
(Rogério Flausino)
R:Anáfora (repetição de expressões no início dos versos)
d)Segue o teu destino
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
(Fernando Pessoa)
R:Assíndeto ( falta de conjunções para unir os termos)
e)Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
(Cecília Meireles)
R: Polissíndeto ( repetição de conjunções alternativas OU no início do verso)
f)Os poemas são pássaros que chegam
f)Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabem de onde e pousam
No livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
(Mario Quintana)
R:Metáfora e Prosopopeia (Como não tinha nenhum elemento em destaque)
4_Marque a alternativa correta:
No poema “Andorinha”, de Manuel Bandeira:
Andorinha lá fora está dizendo:
_”Passei o dia à toa, à toa!
Temos:
a)( )uma metáfora
b)( x )uma prosopopeia
c)( ) uma hipérbole.
5-Na canção de Lulu Santos a seguir, temos:
“Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...”
a)( )um hipérbato
b)( )uma anáfora
c)( x )uma antítese
6- Pesquise o que é Versificação e como se dividem os versos de acordo com o número de sílabas. Coloque a classificação dos mesmos.
V E R S I F I C A Ç ÃO:
Versificação é a arte de compor uma mensagem em versos.
Verso, no conceito tradicional, é um período rítmico, isto é, que tem número certo de sílabas e de pausas.
Tipos de versos:
a) agudos – são os que terminam por palavra oxítona;
b) graves – os que terminam por palavra paroxítona;
c) esdrúxulos – os que terminam por palavra proparoxítona;
d) brancos ou soltos – são os que não têm rima;
e) livres – são os que não têm ritmo.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERSOS
Versificação é a arte de compor uma mensagem em versos.
Verso, no conceito tradicional, é um período rítmico, isto é, que tem número certo de sílabas e de pausas.
Tipos de versos:
a) agudos – são os que terminam por palavra oxítona;
b) graves – os que terminam por palavra paroxítona;
c) esdrúxulos – os que terminam por palavra proparoxítona;
d) brancos ou soltos – são os que não têm rima;
e) livres – são os que não têm ritmo.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERSOS
A classificação do verso é de acordo com o número de sílabas:
* Monossílabo – versos com uma sílaba.
* Dissílabos – versos com 2 (duas) sílabas.
* Trissílabos – versos constituídos com 3 (três) sílabas.
* Tetrassílabos – versos constituídos com 4 (quatro) sílabas.
* Pentassílabos – versos com uma estrutura de 5 (cinco) sílabas ou chamado de redondilha menor.
* Hexassílabos – versos estruturados com 6 (seis) sílabas.
* Heptassílabos – versos constituídos de 7 (sete) sílabas ou chamado de redondilha maior.
* Octossílabos – versos constituídos com 8 (oito) sílabas.
* Decassílabos – versos estruturados em 10 (dez) sílabas.
* Hendecassílabos – versos com 11 (onze) sílabas.
* Dodecassílabos – versos constituídos em 12 (doze) sílabas ou chamado de alexandrino.
* Verso bárbaro – versos com mais de 12 (doze) sílabas.
* Dissílabos – versos com 2 (duas) sílabas.
* Trissílabos – versos constituídos com 3 (três) sílabas.
* Tetrassílabos – versos constituídos com 4 (quatro) sílabas.
* Pentassílabos – versos com uma estrutura de 5 (cinco) sílabas ou chamado de redondilha menor.
* Hexassílabos – versos estruturados com 6 (seis) sílabas.
* Heptassílabos – versos constituídos de 7 (sete) sílabas ou chamado de redondilha maior.
* Octossílabos – versos constituídos com 8 (oito) sílabas.
* Decassílabos – versos estruturados em 10 (dez) sílabas.
* Hendecassílabos – versos com 11 (onze) sílabas.
* Dodecassílabos – versos constituídos em 12 (doze) sílabas ou chamado de alexandrino.
* Verso bárbaro – versos com mais de 12 (doze) sílabas.
REFERÊNCIAS
www.recantodasletras.com.br(acesso em 22/03/2014)
www.infoescola.com (acesso em 22/03/2014)
prof, é pra fazer em grupo ou sozinho?
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