domingo, 23 de fevereiro de 2014

CORREÇÃO DO TRABALHO MENSAL DE LITERATURA - 1º A, B E C

TRABALHO MENSAL DE LITERATURA – 1º ANO:


NOME___________________________________________Nº_________
PROFESSORA: REGINA R. MACIEL
Respostas à caneta preta ou azul;rasuras não são permitidas.Atentar para a estética do trabalho.BONS ESTUDOS!

CONTEÚDOS: DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO; FIGURAS DE LINGUAGEM; INTERPRETAÇÃO e VERSIFICAÇÃO.


1-Leia a anedota abaixo e responda:

“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.

-Hã?Nós não sabemos o significado da palavra “rendição”!- responderam.

-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o dicionário na carroça...”.


a)O humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.

R:No sentido literal, eles não sabiam o significado da palavra 'rendição' (derivada da expressão render-se, entregar-se); no sentido figurado, chamou-os de ignorantes, 'burros'.

b)Por que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve ser interpretada de forma conotativa?Que outro elemento nessa fala reforçaria isso?
R:Porque quando usamos o sentido conotativo, dizemos o que pensamos nas entrelinhas, ou seja, usamos palavras que deixam o sentido real implícito.

Carroça ( ligada à burro)


2-Leia o poema e responda:

Teologia

A minhoca cavoca que cavoca.

Ouvira falar da grande luz, o Sol.

Mas quando põe a cabeça de fora,

A Mão a segura e a enfia no anzol.

(José Paulo Paes)


a)Relacione o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.
R:Não. O título não é coerente, pos Teologia trata sobre estudo da  religião e no decorrer do poema, temos o sentido denotativo de uma pescaria: minhoca, anzol. 


b)Qual é o sentido da palavra “MÃO”no poema?
R: Sentido denotativo, real, a mão do homem.


c) Ultrapassar o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação  do poema. Explique essa afirmação.
R:Podemos utilizar o sentido conotativo, comparando o SOL à brilho, esperança, luz, aspectos que a minhoca não poderia ver sem colocar a cabeça para fora.
ANZOL seria a destruição dos sonhos dela, armadilha, derrota, fim da linha, morte , etc.

3-Quanto ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e identifique a qual pertencem. Consultem as regras, exemplos, livros, dicionários, sites etc.


a)Rato

Rato que rói a roupa

Que rói a rapa do rei do morro

Que rói a roda do carro

Que rói o carro, que rói o ferro

Que rói o barro, rói o morro

Rato que rói o rato.

(Edu Lobo & Chico Buarque)

R:Aliteração.


b)A minha alma está armada e apontada

Para a cara do sossego!

Pois paz sem voz, paz sem voz

Não é paz, é medo!

(Marcelo Yukka)

R:Assonância (repetição de sons vocálicos)


 c)Quanto vale o show?

Quanto vale o amor?

Quanto vale então

Fazer das tripas o coração?

(Rogério Flausino)

R:Anáfora (repetição de expressões no início dos versos)


d)Segue o teu destino

Rega as tuas plantas,

Ama as tuas rosas.

O resto é a sombra

De árvores alheias.

(Fernando Pessoa)

R:Assíndeto ( falta de conjunções para unir os termos)


e)Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

(Cecília Meireles)

R: Polissíndeto ( repetição de conjunções alternativas OU no início do verso)

f)Os poemas são pássaros que chegam

Não se sabem de onde e pousam

No livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo

Como de um alçapão.

(Mario Quintana)

R:Metáfora e Prosopopeia (Como não tinha nenhum elemento em destaque)



4_Marque a alternativa correta:

No poema “Andorinha”, de Manuel Bandeira:


Andorinha lá fora está dizendo:

_”Passei o dia à toa, à toa!

 Temos:

a)(  )uma metáfora

b)( x )uma prosopopeia

c)(  ) uma hipérbole.

 5-Na canção de Lulu Santos a seguir, temos:

“Não existiria som

Se não houvesse o silêncio

Não haveria luz

Se não fosse a escuridão

A vida é mesmo assim,

Dia e noite, não e sim...”

a)(  )um hipérbato

b)(  )uma anáfora

c)( x )uma antítese

6- Pesquise  o que é Versificação e como se dividem os versos de acordo com o número de sílabas. Coloque a classificação dos mesmos.

V E R S I F I C A Ç ÃO:
      Versificação é a arte de compor uma mensagem em versos.
Verso, no conceito tradicional, é um período rítmico, isto é, que tem número certo de sílabas e de pausas.
      Tipos de versos:
a) agudos – são os que terminam por palavra oxítona;
b) graves – os que terminam por palavra paroxítona;
c) esdrúxulos – os que terminam por palavra proparoxítona;
d) brancos ou soltos – são os que não têm rima;
e) livres – são os que não têm ritmo.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERSOS

A classificação do verso é de acordo com o número de sílabas:
* Monossílabo – versos com uma sílaba.
* Dissílabos – versos com 2 (duas) sílabas.
* Trissílabos – versos constituídos com 3 (três) sílabas.
* Tetrassílabos – versos constituídos com 4 (quatro) sílabas.
* Pentassílabos – versos com uma estrutura de 5 (cinco) sílabas ou chamado de redondilha menor.
* Hexassílabos – versos estruturados com 6 (seis) sílabas.
* Heptassílabos – versos constituídos de 7 (sete) sílabas ou chamado de redondilha maior.
* Octossílabos – versos constituídos com 8 (oito) sílabas.
* Decassílabos – versos estruturados em 10 (dez) sílabas.
* Hendecassílabos – versos com 11 (onze) sílabas.
* Dodecassílabos – versos constituídos em 12 (doze) sílabas ou chamado de alexandrino.
* Verso bárbaro – versos com mais de 12 (doze) sílabas.

REFERÊNCIAS
www.recantodasletras.com.br(acesso em 22/03/2014)
www.infoescola.com (acesso em 22/03/2014)

Um comentário: