1-Explique o que são as Vanguardas Europeias. (início, influências...)
R:Chamamos de Vanguardas Europeias o conjunto de tendências artísticas – em sua maioria provenientes de Paris, então centro cultural da Europa – que provocou ruptura com a tradição cultural do século XIX. As correntes de vanguarda surgiram antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade que influenciaria fortemente diversas manifestações artísticas em todo o mundo.
2-Quais foram as principais correntes vanguardistas?
R: Cubismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo e futurismo.
3-O que quer dizer (qual o significado) da palavra "Vanguarda"?
R:A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde e significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo que posteriormente seria considerado como senso comum.
4-Quais as principais características das Vanguardas Europeias?
R:Inovar; romper com o passado; mostrar novas tendências tanto na arte como na Literatura; uso de linguagem coloquial entre outras.
5-Por que precisamos conhecer as características das vanguardas para entendermos o Modernismo?
R:Porque as vanguardas, com suas inovações em todos os âmbitos, influenciaram a nova escola literária que estava por vir, cheia de atitudes, nova linguagem, inovações estéticas...
6-Por que é possível afirmar que "na Europa não houve uma arte moderna uniforme"?
R:Pois não houve um projeto artístico em comum que agregasse os artistas em uma única causa; o que houve foi um conjunto de tendências artísticas oriundas de diferentes países e com propostas específicas, ainda que próximas no que dizia respeito ao sentimento de inovação e à vontade de romper com a cultura passadista.
7-Em qual lugar surgiu a maioria das ideias que influenciavam os vanguardistas?
R: Em Paris.
8-Quem foi o principal representante do Cubismo? Por que essa arte foi chamada assim?
R:Foi o espanhol Pablo Picasso. Porque no Cubismo, entre suas principais características no que diz respeito à pintura (campo onde o Cubismo se desenvolveu com maior expressividade), estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor.
9-Qual o manifesto que deu origem ao Futurismo? Onde e quando foi publicado?
R: Manifesto Futurista , publicado no jornal francês Le Figaro em 1909, escrito pelo italiano Filippo Tommasio Marinetti.
10-Explique a diferença entre Expressionismo e Impressionismo.
R: O movimento artístico surgiu na França e na Alemanha quando um grupo de pintores denominados de expressionistas e fauvistas propuseram o combate ao Impressionismo, tendência da qual eram oriundos e que dominava as artes àquela época. O Impressionismo era uma arte basicamente sensorial, uma vez que valorizava a impressão, isto é, o modo de captação da realidade. Durante e depois da Segunda Guerra Mundial, o Expressionismo assumiu uma postura mais combativa, denunciando os horrores do conflito e as condições desumanas às quais as populações carentes eram submetidas (elementos que se manifestaram com maior força na literatura). Entre suas principais características, estão a ênfase na subjetividade, a utilização arbitrária das cores, os traços fortes e o uso de formas dramáticas.
11-Quais os outros movimentos, correntes ideológicas, além desse artístico ao qual nos referimos, também foram criados na primeira década do século XX na Europa?
R:Nazismo, Fascismo, Comunismo.
12-Quais influências o Dadaísmo teve na Literatura do período em questão?
R:Na literatura, se caracteriza pela agressividade verbal, pela desordem nas palavras, a incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo e pelo abandono das regras formais do fazer poético: rima, ritmo, etc.
13-Quando despontou o Surrealismo e quem foi o artista que o iniciou?
R:O movimento surrealista teve início na França, mais especificamente em Paris, na década de 1920, com a publicação do Manifesto do Surrealismo (1924), do escritor francês André Breton.
14-Quais as influências das vanguardas na arte brasileira?
R:O encontro dos principais artistas que seguiam as vanguardas europeias aconteceria durante a célebre Semana de Arte Moderna de 1922, evento que possibilitou a divulgação dos ideais modernistas, que emergiram principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, para outras partes do país. A partir de então, a arte e, sobretudo, a literatura romperiam com a tradição passadista e dariam início a um projeto artístico que privilegiasse a criação de uma identidade literária autônoma e alinhada com a cultura brasileira.
*Referências para pesquisa:
portugues.uol.com.br/literatura/vanguardaseuropeias.; mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias;
brasilescola.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias; www.infoescola.com/artes/vanguardas-europeias;
www.suapesquisa.com/temas/vanguardas_europeias; www.todamateria.com.br › Artes
top
ResponderExcluirValeu!
ExcluirObrigada ❤
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirAgradeço muito ♡
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluir