6º Ano A
Pesquisa e autoria_ aulas para o
dia 23/03 e 30/03/2020:
Tema: Coronavírus
Anotar no caderno quais foram as principais mudanças ocorridas após a
pandemia e fase de isolamento social;
Por exemplo:
_O que mudou na sua rotina?
_Quais os cuidados necessitamos ter para prevenção do coronavírus?
_Quais os tipos de informações você teve?
_Como essas informações chegaram até você? Pela televisão, internet,
jornais, familiares, escola..
Faça as anotações no estilo de um diário, colocando as datas e sempre
que tiver uma nova informação, não esqueça de anotá-las no caderno.
Data da entrega:06/04/2020.
7º A e B
Aulas para os dias 25 e
01/04/2020.
Pesquisa e autoria - Professora
Regina
Fake News sobre a pandemia de
Coronavírus.
Anote no caderno quais as informações erradas sobre o momento que
estamos vivendo que você já ouviu.
_Onde você leu essas informações?
_Que parte dessa informação não está correta?
_Copiar trechos das fake news
a respeito do corona vírus.
_Você recebeu ou leu alguma "corrente" de compartilhamentos
com informações incorretas?
Anote no seu caderno colocando as datas de quando essas fake news circularam e não se esqueça de
que, sempre que souber de alguma corrente circulando, anotar todas as
informações possíveis.
Data da entrega: 08/04/2020.
8º Ano A
Aulas para os dias 25 e
01/04/2020.
Pesquisa e Autoria - Professora
Regina
Estamos vivendo um período de isolamento social e isso se faz
necessário pelo fato da pandemia do corona vírus. Sendo assim, elabore um texto
conforme as mudanças ocorridas na sua rotina.
EX: Como está sendo o período de isolamento social? O que você fazia
antes no período em que não existia a circulação desse vírus?
Pergunte às pessoas próximas: Como está sendo esse período de adaptação?
Vocês recebem muitas informações através de redes sociais?
Tem o hábito de assistir aos telejornais?
Já recebeu ou ouviu alguma Fake News a respeito desse vírus?
Após perguntar às pessoas, escreva em forma de relato no seu caderno.
A atividade deverá ser apresentada ao professor no dia 08/04/2020.
9º Ano B – Língua Portuguesa
Aulas para os dias 25 e
01/04/2020.
Professora Regina
Data da entrega:08/04/2020.
Produção de texto narrativo;
Leitura e interpretação do texto “A visita”, de Ferreira Gullar;(atividade entregue em sala)
Atividades de revisão: Acentuação e Uso dos porquês.
USO DOS PORQUÊS
Porque (junto) – usado para frases
afirmativas (explicativas ou causais); substitua por POIS.
EX:
“A situação se agravou, porque o custo de vida aumentou.”
Por que (separado) – em
frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas
variações;
EX:
Por que não fez a tarefa?
Por
quê
(separado e com acento) – no final de frase interrogativa.
EX:
Não fez a tarefa por quê? *Sempre que o porquê aparecer no final de frases
interrogativas (diretas – quando há a presença da interrogação –, ou indiretas
– quando a pergunta fica implícita).
Porquê (junto e com acento) – quando
for uma palavra substantivada. Para saber quando utilizá-lo, basta prestar
atenção aos seus acompanhantes, se for artigo ou pronome, então, pode
acentuá-lo, e não esqueça que nesse caso o “porquê” não se separa.
EX:
Ele não sabe o porquê agiu assim.
ATIVIDADES:
1-Qual
é a frase que está escrita incorretamente?
a)Por
que você não me ajudou ontem?
b)Diga-me
o porquê de você não ter me ajudado ontem.
c)Nunca
saberei porquê você não me deu aquele jogo.
d)Ele
era gordo porque só comia doce.
e)Porque
era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.
2-Marque
a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira
férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas
ainda continuo sem entender ___.”
a)porque
– porque - porquê
b)por
que – por que – por que
c)por
quê – por quê - porquê
d)por
que – porquê – por quê
3-
As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas
palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta:
“Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?
a)A
festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.
b)Acho
que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.
c)“Por
qual motivo” você não veio ontem?
d)Não
sei “por qual motivo” você está preocupada.
4-Assinale
a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___
estava chovendo muito”.
a)porquê b)por quê
c)porque d)por que
5-Assinale
a resposta que explica o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho:
“Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows
ao vivo e todos sabem o porquê.”
a)Os
dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do
sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento
porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da
frase.
b)A
primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor
de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de
shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.
c)A
primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado
porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo
substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.
d)A
primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é
um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa,
estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
ORTOGRAFIA
Na
dúvida, use o velho macete: mal => bem – mau => bom.
6-Substitua
os espaços por: Mal - Males - Mau - Maus - Má – Más.
01.
A firma possuía um _______ administrador.
02.
Ficamos preocupados, ________ ouvimos a notícia.
03.
O _______está sempre à nossa volta.
04.
Eu _______ compreendia o que estava acontecendo.
05.
_____saímos de casa, quase fomos assaltados.
06.
Antônio fala ______ o Inglês.
07.
Não seja pessimista, nem todo o político é ______.
O8.
O combate entre as forças do bem e do ______ é eterno.
09.
Ele jamais entenderá o ______ que causou a todos.
10.
Está com um ________ incurável.
7-Complete
as frases a seguir com MAS (adversidade; ideias opostas) ou MAIS( intensidade;
adição):
a) Tenho _____ amigos que você.
b) Pesquisei bastante, ______ não achei nada
sobre esse assunto.
c) Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
d) Divirta-se, _____ antes cumpra com suas
obrigações.
e) Este é o terno _____ caro da loja.
f) Ele estudou muito, _____ não foi bem na
prova.
8-
Complete
as palavras usando G ou J nos espaços:
a) can__ica
b) lo__ista c)
cere__eira
d) gor__eta
e) via__ar f)
via__em
g) are__ar
h) enferru__ar i)
cora__em j) estia__em
9-Escreva
um texto narrativo baseado no modelo entregue em xérox “A visita”, de Ferreira
Gullar.
Relate
algum fato ocorrido na sua infância, alguma lembrança que você tenha. Seja
criativo!
Mínimo
15 linhas
Acentuação –
revisão.
1-No novo acordo
ortográfico, as seguintes palavras perderam o acento:
Idéia, vôo, enjôo,
faísca, fôrma.
Réis, herói,
heróis, idéia, faísca.
Colméia, perdôo,
vôo, asteróide.
Réis, véus, idéia,
colméia.
2-Classifique em
oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
Saída, hífen, café,
herói, asteroide.
Maracujá, farmácia,
véu, pá, má.
Troféu, cordel,
papel, céu, jacaré.
Dominó, faísca,
baiuca, boia.
3-Assinale a
alternativa que completa corretamente as frases:
1) Normalmente ela
não ... em casa.
2) Não sabíamos
onde ... os discos.
3) De algum lugar
... essas ideias.
a) pára - pôr -
provém
b) para - pôr -
proveem
c) pára - por -
provêem
d) para - pôr –
provêm (=provir)
e) para - por –
provém
Nenhum comentário:
Postar um comentário