ATIVIDADE
AVALIATIVA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO
NOME:_______________________________Nº____
SÉRIE:
DATA:___/____/2017.
PROFESSORA:
REGINA R. MACIEL
*Leia o texto e
responda as questões à caneta preta ou azul; respostas a lápis e rasuras serão desconsideradas,
responder no verso da folha.
A ÚLTIMA CRÔNICA
A caminho de casa, entro num botequim para tomar
café. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me
assusta. Gostaria de estar inspirado. Eu pretendia recolher da vida diária algo
de seu disperso conteúdo humano, que a faz mais digna de ser vivida. Estou sem
assunto. Lanço um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem
uma crônica.
Ao fundo do botequim, um casal de pretos acaba de sentar-se. A
compostura da humildade deixa-se acentuar pela presença de uma negrinha de seus
três anos, laço na ca beça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou
também à mesa: mal ousa balançar as perninhas ou correr os olhos ao redor
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente
retirou do bolso, aborda o garçom e aponta um pedaço de bolo sob uma redoma de
vidro. A mãe limita-se a ficar observando. A meu lado, o garçom encaminha a
ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão,
larga-o no pratinho – um bolo simples, amarelo-escuro – apenas uma fatia
triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o
pratinho que o garçom deixou à sua
frente. Por que não começam a comer? Vejo que os três – pai, mãe e filha
–obedecem, em torno à mesa, a um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de
plástico preto e brilhante, retira alguma coisa. O pai se mune de uma caixa de
fósforos e espera. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente
na fatia de bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e
acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo na mesa
e sopra as velas. “Imediatamente põe-se a bater palmas, cantando num balbucio,
a que os pais se juntam, discretos:” Parabéns a você...” Depois, a mãe recolhe
as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra o bolo com as mãos e
põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com carinho – ajeita-lhe a
fitinha do cabelo, limpa o farelo do bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os
olhos pelo botequim, satisfeito e de súbito, dá comigo a observá-los. Nossos
olhos se encontram, ele se perturba constrangido, vacila, ameaça abaixar a
cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como esse
sorriso.
(Fernando Sabino)
1)Em que parte do texto, o autor afirma que os
homens do seu tempo são o assunto de suas crônicas?
R:
2)Qual é a cena que o autor vê? Quais são os
personagens que dela participam?
R:
3) Há no texto uma passagem que denota claramente a
pobreza dos personagens. Cite-a.
R:
4) Que sentimentos o autor expressa para com a
personagem-menina, ao usar os diminutivos: arrumadinha, negrinha, menininha,
fitinha? Qual será a intenção do autor?
R:
5)Qual a passagem do texto que mostra o desprezo do
dono do botequim para com a família?
R:
6)O que a passagem acima relacionada suscitou em
você? (Baseado na resposta do número 5)
R
7) Comente a expressão do penúltimo parágrafo:
”sustentando o olhar...”
R:
8) Que tipos de sentimento este texto despertou no
leitor?
R:
9) Qual a mensagem que este texto transmite?
R:
10) Escreva sua crônica com um dos temas a seguir:
I. O lugar onde vivo
II. Minha festa de aniversário
III. A escola na qual estudo.
OBS: mínimo 15 e máximo 30 linhas; colocar título.
Gostei muito dessa atividade avaliativa, principalmente do texto, obrigado por compartilhar conosco algo tão valioso, um grande abraço professora, que Deus abençoe tanto vc cm td sua família.
ResponderExcluirObrigada pelo incentivo. Ótima semana!!
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