As cantigas de escárnio: Nessa cantiga, o
eu – lírico, faz uma crítica (sátira) indireta e com duplos sentidos a alguém.
Para os trovadores fazerem uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma
cantiga falando mal de alguém, ou seja, fazendo uma critica a alguma pessoa,
através de palavras de duplo sentido, ou seja, através de ambiguidades,
trocadilhos e jogos semânticos, através de um processo denominado pelos
trovadores equívoco. Essa cantiga é capaz de estimular a imaginação do autor,
sugerindo-lhe uma nova expressão irônica.
Exemplo de cantiga de escárnio:
Ai, dona fea, foste-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!…
As cantigas de
Maldizer. Esse
tipo de cantiga, também traz criticas, ou seja sátiras diretas, porém não são
acompanhadas de duplos sentidos. É normal que ocorra agressões verbais à pessoa
que está sendo criticada, ou seja, satirizada, geralmente usa-se até mesmo
palavrões para compor esse tipo de cantiga, onde se revela ou não o nome da
pessoa que está sendo agredida verbalmente.
Exemplo de cantiga de Maldizer:
Roi queimado morreu con amor
Em seus cantares por Sancta Maria
por ua dona que gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porque lhela non quis [o] benfazer
fez-sel en seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer dia!…
Resumindo: Cantigas de
escárnio e de maldizer: são poemas satíricos. Nas de escárnio, ressaltam-se a
ironia e o sarcasmo. Já as de maldizer são agressivas, abertamente eróticas, a
sátira é expressa de forma direta, sem meias palavras, chegando a usar termos
chulos. Escritas, às vezes, pelos mesmos autores das cantigas de amor e de
amigo, revelam um terceiro "eu lírico", cuja licenciosidade se
aproxima da vida das camadas sociais mais populares.
Outras modalidade satíricas
As
cantigas satíricas distinguem-se de várias formas , ou modalidade de cantigas.
As cantigas de joguete arteio e
risabelha:
são pequenas composições que fazem rir somente no momento, ou seja, causa um
riso imediato, e que não têm nenhuma críticas às pessoas e nem à sociedade.
As cantigas de seguir: são construídas
a partir de outra cantiga, ou seja, o tema da cantiga foi reaproveitado, os
versos, as rimas e as músicas.
O sirventês: muito
diferente de uma sátira personalizada, era composto por um servo em honra a seu
senhor, ou seja, escreveu sobre os inimigos de seu senhor.
O desacordo: se diferencia
pela irregularidade do esquema métrico.
As tensões: era como se
fosse um desafio onde os trovadores e os jograis tinham que calcular suas
habilidades poéticas.
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