LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Texto inteiro com a letra P
Paulo Pereira
Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu
para parar porque preferiu pintar panfletos.
Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para
poder progredir.
Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando,
prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas
pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas,
porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas.
Pálido, porém personalizado, preferiu partir para
Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas,
preferindo, portanto, Paris.
Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois
pretendia pintá-los.
Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos
pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam
precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas
para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo
passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas.
Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios
pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria
percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Paulo precaver-se.
Profundas privações passou Paulo. Pensava poder
prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento,
provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente
para Portugal.
Após a
leitura do texto acima, responda:
1-
Em relação à organização textual, está coerente? Ou seja, é possível
identificar introdução, desenvolvimento e conclusão? Justifique com fragmentos
do texto.
R:
2-No
que tange às classes gramaticais (verbos, advérbios, adjetivos, substantivos,
pronomes, numeral, etc), retire do texto
5 palavras e classifique-as de acordo com a classe a que pertencem.
EX:
permissão= substantivo abstrato
R:
3-Ao
nos remetermos aos sinônimos , fazemos referência a palavras diferentes com significados
iguais ou semelhantes e aos antônimos, palavras diferentes com significados
diferentes, contrários; sendo assim, retire do texto duas palavras e coloque
seu sinônimo e duas palavras e coloque seu antônimo:
EX:
Perfurações = aberturas; escavações (sinônimo)
Pretendiam=
enjeitavam, desistiam (antônimo)
R:
4-Quais
as características do personagem principal?
R:
5-O
texto possui narrador personagem ou observador? Justifique com fragmentos.
R:
6-Qual
o tempo verbal predominante no texto? Dê exemplo.
R:
7-Onde
inicia a narrativa e onde termina?
R:
8-Por
quais lugares Paulo passou?
R:
Nenhum comentário:
Postar um comentário