ESCOLA ADVENTOR
DIVINO DE ALMEIDA
ATIVIDADE AVALIATIVA
PROFESSORA REGINA MACIEL
ALUNO:__________________________________
*responder APENAS à
caneta preta ou azul.
1-Classifique as
orações grifadas: (2.0)
a)Os alunos do
9º ano B estudaram conforme o combinado.
b)Os professores
foram para a sala quando o sinal bateu.
c)Embora tenha
sido marcada, a avaliação precisou ser cancelada.
d)À medida que o
tempo passava, mais
cansada eu ficava.
e)Preciso sempre
estudar a fim de que consiga entender Matemática.
2-Assinale a
alternativa que seja oração subordinada adverbial concessiva: (1.0)
a)Terminada a
leitura, faça o resumo do livro.
b)Por mais que
tenha almoçado, continuo com fome.
c)Se eu quiser
falar com Deus, tenho que ficar a sós.
3-Assinale a opção
que seja oração subordinada adverbial conformativa: (1.0)
a)Segundo o diretor
disse, sábado haverá aula.
b)Se amanhã não
chover, iremos ao parque.
c)Assim que
entregou o recado, foi embora.
4-Leia o texto e
responda: (2.0)
“O
louquinho estava parado com um cordão amarrado a um cabo de vassoura, pescando
na maior concentração. Mas não tinha
anzol no cordão. Mesmo assim, de vez em quando, o louco dava um puxão.
_Tá
fazendo o que aí, biruta? – perguntou alguém que passava por ele.
_Tô
pescando, não tá vendo?
_Ah
é? Pescando sem anzol?
_E
daí, aqui não tem peixe!”
a)Explique por que
a pessoa que passou pelo local preocupou-se com o protagonista.
b)Por que o
personagem escolheu esse lugar para pescar?
c)Após ler a última
linha, explique como é esse local escolhido pelo pescador.
5-Leia o poema e
responda as questões a seguir: (2.0)
Poema
acumulativo
Este é o homem
e esta é a casa
-que o homem
construiu.
Este é o trigo
- que está na casa
que o homem
construiu.
Este é o rato
- que roeu o trigo
que está na casa
que o homem
construiu.
Este é o gato
- que comeu o rato
que roeu o trigo
que está na casa
que o homem
construiu.
Este é o cão
- que mordeu o gato
que comeu o rato
que roeu o trigo
que está na casa
que o homem
construiu.
a)Por que o autor
repete o termo QUE no poema?
b)Quem é o sujeito
da ação do verbo construir no poema?
c)Quais são os personagens que praticam ação no poema?
d)Que ação cada
personagem praticou?
6-Leia o trecho e
responda: (1.0)
“Esse barulho todo
é o Nilo chegando. Jogou os livros e cadernos no sofá e gritou para a mãe que
queria comer.
_Como se eu não
soubesse – disse ela – Mas primeiro, ó – apontou para os livros no sofá – e
depois, ó: lavar as mãos.
_É pra já – ele
disse. Pegou os livros, levou-os para o quarto e voltou correndo. E enquanto
enxugava as mãos se olhando no espelho da pia, gritando para a cozinha – Mãe, tenho uma
novidade” (José J. Veiga)
a)Quais foram as
ações praticadas por Nilo?
b)Quais as ações
que a mãe o fez realizar?
c)Explique a
expressão “gritando para a cozinha”
d)Explique a fala
da mãe “Como se eu não soubesse”
7- Explique a
consequência ocorrida em: “Como a seca foi prolongada neste ano, o gado das
fazendas nordestinas morreu”.(0.5)
8- Explique a causa
do fato: “O velhinho falava tão baixo que nós não o entendíamos”. (0.5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário