ALUNO :_____________
TURMA: __________
TURNO: ________
PROFESSORA: REGINA MACIEL
*responder à caneta preta ou azul.
CLASSE DE
PALAVRAS
Na Língua
Portuguesa existem dez classes gramaticais de palavras. Qualquer palavra usada
estará inserida em uma das dez classes abaixo.
1 -Substantivo:
palavras que nomeia os seres – visíveis ou não, animados ou não e também nomeia
os estados, desejos, sentimentos e ideias dos seres;
2 -Adjetivo:
palavra que caracteriza os seres. Refere-se sempre a um substantivo explícito
ou implícito na frase, com o qual concorda em gênero e número;
3 -Numeral: palavra
que expressa quantidade de pessoas ou seres, e também o lugar que elas ocupam em
uma determinada sequência;
4 -Artigo: palavra
que antecede o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número, ao mesmo tempo
que determina ou generaliza o substantivo;
5 -Advérbio:
palavra ligada ao verbo, que o modifica , geralmente atribui uma circunstância
ou característica ao verbo;
6 -Pronome: palavra
que substitui , indica ou acompanha um substantivo.
7 -Preposição:
palavra invariável que liga termos de uma oração, estabelecendo entre elas
diversas relações;
8 - Conjunção: é a
palavra invariável usada para unir orações ou termos semelhantes de uma oração;
9 - Interjeição:
palavra invariável usada para exprimir emoções e sentimentos;
10 -Verbo: palavra
que costuma indicar uma ação, um estado ou fenômeno da natureza. Flexiona-se em
número, pessoa, tempo e voz.
1. Assinale o par de frases em que as palavras
sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração
tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável
por sua economia. / Havia muito movimento na
praça.
c) Fale sobre
tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas
inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos
Reis.
e) Os prejudicados
não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você
disse.
2. Assinale o item
que só contenha preposições:
a) durante, entre,
sobre
b) com, sob, depois
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima
3. Observe as
palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V.
Senhoria cópia autêntica do Edital nº
19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo,
substantivo, substantivo
b) verbo,
substantivo, advérbio
c) verbo, pronome, substantivo
d) pronome,
adjetivo, substantivo
e) pronome,
adjetivo, adjetivo
4. Assinale a opção
em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei
móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo
Gondim compôs sobre ela dois
artigos."
c)"Pediu-me com voz baixa cinquenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as
serras..."
e)"Resolvi
abrir o olho para que vizinhos sem
escrúpulos não se apoderassem do que
era delas."
5. Aponte a
alternativa em que a palavra em negrito é conjunção
explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi
trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças
de avisar-me.
c) Retirou-se
antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça,
que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.
LEITURA E
INTERPRETAÇÃO
Leia o texto a
seguir e responda:
O “S” DO PROBLEMA
O jovem engenheiro,
desde estudante, dividira o tempo entre os livros e os exercícios atléticos, do
gênero força e saúde. Assim, quando viu que o encarregado da obra era um
português que não tinha mais tamanho, gostou. Gostou porque os fortes se
entendem e só confiam na força. Mas uma soturna rivalidade foi também se
criando entre os dois. Que, entre dois fortes, fica infalivelmente suspensa no
ar a tentação de saber quem é o mais forte. Um dia, o engenheiro chamou o
encarregado:
– Mande dois homens
para arrancar a moldura do concreto da laje.
O português sorriu
com menoscabo:
– Dois homens,
doutor?! Eu cá num abrir de olhos faço a coisa.
E zás-trás,
plac-ploc, o encarregado foi arrancando com violência as peças de madeira que
protegiam o concreto, enquanto o doutor o contemplava na faina hercúlea, entre
embevecido e safado da vida. Aquilo lhe chegava como um desafio pessoal e
ameaça à autoridade.
Três dias depois,
parte-se a peça de ferro que prende a caçamba ao guincho. O engenheiro arranjou
um bom pedaço de ferro retilíneo e foi ao português:
– Faça um S com
este ferro.
O homem foi saindo
com a barra na mão.
– Ei, onde você
vai?
– Vou fazer o S no
torno.
O engenheiro
tomou-lhe a barra.
– Torno? Pra que
torno?
Zás-trás,
plac-ploc, sob o olhar pasmado do português, nosso amigo fez da peça de ferro
um S perfeito.
– Tome isto. E
fique sabendo que quem manda aqui sou eu! Tá?
(Paulo Mendes
Campos)
6.Qual o assunto do
texto?
R:
7.O que quer dizer
a expressão “soturna rivalidade”?
R:
8.Quais são as
onomatopeias presentes no texto?
R:
9.Explique como era
a relação dos personagens.
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