terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Trabalhando com textos informativos - 8º ano B - vesp


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com textos informativos, percebendo sua utilidade nas práticas sociais.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha manuseado jornais e percebido que tal suporte apresenta diferentes textos.

Precisará, ainda, estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor entregará o texto abaixo, “Brinquedos do tempo do vovô”, xerocado para os alunos realizarem uma leitura silenciosa e colarem no caderno.

 

Em seguida, realizará uma leitura oral e iniciará uma discussão com os alunos a respeito da temática do texto.

Poderão ser feitas as seguintes perguntas visando esse objetivo:

- O que vocês entenderam do texto?

-Vocês já brincaram de pipa?

- Gostam de brincar de pipa? Por quê?

- Quais são suas brincadeiras preferidas?

- Vocês acham que as brincadeiras de antigamente são as mesmas de hoje em dia?

Posteriormente, o professor deverá explorar a estrutura do texto, fazendo perguntas orais:

- Que informações novas o texto lhe trouxe? (Resposta pessoal)

- Quais informações você conhecia? (Resposta pessoal)

- Vocês já leram textos como esse que traziam informações a respeito de um tema? (Resposta pessoal)

Dessa forma, o professor deverá explicar que esse texto é um texto informativo, porque traz informações para o leitor. Assim, ao ler um texto como esse podemos aprender algo através de informações novas que ele nos traz.

Chamar a atenção para o fato de que as informações são baseadas em uma fonte. No caso dessa notícia, o autor se baseia nas afirmações de um especialista em pipas, para dar mais credibilidade às informações que ele está passando.

Perguntar, ainda, se há nesse texto alguma opinião do autor, Concluindo que em um texto informativo, o autor, geralmente, não dá sua opinião sobre o assunto, apenas apresenta algumas informações.

Momento 2

Em um segundo momento, o professor fará as seguintes atividades, dirigidas, no caderno:

1- De onde o texto foi retirado? (Do jornal Estadinho de 15 de fevereiro de 1997)

2- De qual assunto ele trata? (Ele trata da brincadeira de empinar pipa)

3- Qual a finalidade do texto? (Dar várias informações sobre a pipa e prevenir sobre o uso do cerol)

4- Sublinhe no texto os diferentes nomes que a pipa recebe no Brasil.

5- De que você costuma chamar esse brinquedo? (Resposta pessoal)

Para responder essas questões, o professor deverá escrever uma a uma no quadro negro e chegar às conclusões junto com os alunos. É importante que, ao longo dessas atividades, o professor enfatize que esse texto foi retirado de um jornal conhecido e que tem o objetivo de trazer uma informação para os leitores, sendo assim um texto de conteúdo informativo que nos permite aprender sobre algum assunto.

Perguntar, neste momento, quem lembra de já ter lido um texto desse tipo no jornal e qual informação ele trazia.

Momento 3

Pedir para os alunos anotarem no caderno o seguinte lembrete:

O texto informativo é aquele cuja a principal função é informar, ou seja, passar uma informação.

Encontramos esse tipo de texto, principalmente, em jornais.

É importante que as informações citadas tenham uma fonte e sejam exemplificadas. Além disso, esse texto não deve conter opiniões pessoais.

Momento 4

Para complementar a aula, o professor poderá realizar uma atividade em grupo de três ou quatro alunos.

Para tanto, ele entregará o texto abaixo "Crise da água?" para os grupos e pedirá que eles o leiam e discutam as informações contidas, refletindo, inclusive, sobre àquelas que são novas para eles, dando sua opinião sobre o tema.

As conclusões da discussão deverão ser anotadas em uma folha, a ser entregue, da seguinte forma:

Título do texto:

De onde foi retirado:

Data de publicação do texto:

Informações que o texto traz: (orientar a listagem de informações em tópicos, como, por exemplo: as principais fontes de água doce são os rios, os lagos...../ o lençol freático é a camada de água que fica no solo..)

Fontes citada: (Alguns cientistas)

Conclusões do grupo sobre o texto:

“Crise da água”?

As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos., como é chamada a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal distribuído pelo território, sofrem também com a poluição.

Os rios estão com a qualidade de águas comprometidas. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das águas, as industrias lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande parte dessa sujeira é formada por substâncias venosas às plantas e aos animais. Por isso, vemos com freqüência peixes morto s em rios e lagos.

Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de água doce soma do à sua poluição são os fatores que ma is vão colaborar para a redução desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito próxi mo alguns países doce do que por petróleo. E essa “crise da água “ poderá acontecer já no século 21.

Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.

A grande preocupação dos cientistas é que, ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para o qual existem meios de compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a torneira!

Estadinho , São Paulo, O Estado de São Paulo, 7 dez. 1996,p.4.

Momento 5

As conclusões de cada grupo poderão ser lidas numa grande roda e cada grupo poderá tecer comentários sobre os demais.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá avaliar se o aluno:

- Compreendeu a importância e a especificidade dos textos informativos.

- Entendeu que esse conteúdo informacional pode apresentar-se, principalmente, em textos de jornal.

- Foi capaz de discutir e opinar sobre o tema em questão nos textos.

- Realizou a atividade do momento 4 demonstrando dominar as características do texto.

 Fonte:Portal do Professor


 

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