quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ATIVIDADES STE- TERCEIRO ANO A- 2018


CONTEÚDO: LITERATURA CONTEMPORÂNEA

PROCEDIMENTOS: Registrar nos cadernos.

PARTE I - CARACTERÍSTICAS E CONTEXTO HISTÓRICO
1-Pesquise em sites os principais acontecimentos do contexto histórico da Literatura Contemporânea. Liste-os.

  • Desenvolvimento tecnológico e industrial; amplos reflexos culturais como Bossa Nova, Cinema Novo, Tropicalismo, Televisão: Crise e renúncia de Janio Quadros;Golpe Militar (promulgação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos); onda de ufanismo após a conquista da copa de 1970 com o lema: Brasil, ame-o ou deixe-o; lei da anistia, volta dos exilados, Impeachment de Fernando Collor, etc
2-Observe a imagem formada do poema concreto:

a)Qual a semelhança entre a imagem formada e o conteúdo do poema?

  • A imagem do poema, um óculos, retrata a cegueira da humanidade que muitas vezes prefere ser coniderada cega a tentar resolver ou ver os problemas sociais. O autor do poema usa o trânsito como uma alusão a tal cegueira.
b)O conteúdo do poema é uma crítica ou uma manifestação? A quem?

  • Uma manifestação no sentido de tentar abrir os olhos das pessoas e sociedade para os problemas enfrentados e, indiretamente, uma crítica aos costumes pacatos das pessoas.
c)Explique o motivo do autor utilizar nos versos algumas palavras em destaque.

  • Como forma de destacar, pedir socorro, manifesto para que todos se curem da cegueira, esta no sentido figurado.
3-Pesquisar  que foi o Concretismo e os poemas concretos: Ovonovelo e Terra e a seguir, responda:
Concretismo
O concretismo foi idealizado e realizado pelos irmãos Haroldo e Augusto de Campos e por Décio Pignatari . Em 1952 esse movimento começou a ser divulgado através da revista "Noigrandes"("antídoto contra o tédio" em linguagem provençal), mas seu lançamento oficial aconteceu em 1956, com a Exposição Nacional da Arte Concreta em São Paulo. Suas propostas aparecem no Plano- Piloto da Poesia Concreta; assinado por seus inventores:
Poesia concreta: produto de uma evolução crítica de formas, dando por encerradoo ciclo histórico do verso ( unidade rítmico- formal), a poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutural, espaço qualificado estrutura espácio- temporal, em vez de desenvolvimento meramente temporístico ¬linear, daí a importância da idéia do ideograma, desde o seu sentido geral de sintaxe espacial ou visual, até o seus sentido específico (fenollosa/pound) de método de compor baseado na justa posição direta -analógica não lógico¬discursiva - de elementos. (...). Poesia concreta: uma responsabilidade integral perante a linguagem, realismo total, contra uma poesia de expressão, subjetiva e hedonística. Criar problemas exatos e resolvê-los em termos de linguagem sensível um arte geral da palavra. o poema- produto: objeto útil (grifos nossos).Vários poemas desse período não apresentam versos; "jogam" com a forma e o fundo, aproveitando o espaço gráfico em sua totalidade, "brincam" com o significado e o significante do signo lingüístico, rejeitam a idéia de lirismo e tratam de forma inusitada o tema. O poema é como um quadro, sem ligações com o universo subjetivo; esse "objeto" concreto é passível de manipulação e permite múltiplas leituras (de cima para baixo; da direita para a esquerda, em diagonal, etc.).
3.1-Quem são seus os autores, respectivamente?

  • Augusto de Campos e Décio Pignatari.
3.2-A qual movimento da Literatura Contemporânea pertenceram?

  • Ao Concretismo - Poesia Participante.
3.3-Onde foram publicados?

  • Na Revista Noigandres,em 1952.
4-Escolha UM poema concreto, cole-o aqui e explique a similaridade entre a forma e o conteúdo do mesmo.


  • Tece uma crítica sobre o fato de que a lei não é tão atuante como deveria ser, e que nem sempre funcionam.
5- Em relação às outras manifestações da poesia, integrante da Literatura Contemporânea,  como foram classificadas e quais as principais características?
Poesia Marginal: profusão de grupos e movimentos poéticos, jogando para o ar padrões estéticos estabelecidos, mostra um poeta cujo perfil pode ser mais ou menos assim delineado ele é jovem, seu campo é a banalidade cotidiana, aparentemente não tem nem grandes paixões nem grandes imagens, faz questão de ser marginal". Experimentalismo, moralidade, ideologia e irreverência são algumas de suas características.
Poesia - Práxis
Em 1962, Mário Chamie lidera em grupo dissidente, contra o radicalismo dos "mais concretos" e instaura a poesia-práxis. Em sua obra Lavra-lavra faz uma espécie de manifesto:
"as palavras não são corpos inertes, imobilizados a partir de quem as profere e as usa... As palavras são corpos- vivos. Não vítimas passivas do contexto.
O autor práxis não escreve sobre temas, ele parte de "áreas"(seja uma fato externo ou emoção), procurando conhecer todos os significados e contradições possíveis e atuantes dessas áreas, através de elementos sensíveis que conferem a elas realidade e existência".A poesia-práxis preocupou-se com a palavra- energia, que gera outras palavras - uma valorização do ato de compor.
Poesia -social
Seu principal mentor é o maranhense Ferreira Gullar, que, em 1964, rompe com a poesia concreta e retoma o verso discursivo e temas de interesse social (guerra- fria, corrida atômica, neocapitalismo, terceiro mundismo), buscando maior comunicação com o leitor e servir como testemunha de uma época. Após o golpe militar e a AI-5, empreende uma verdadeira "poesia de resistência". ao lado de outros escritores, artistas e compositores (J.J. Veiga, Thiago de Mello, Affonso Romano de Sant'Ana, Antônio Callado, Gianfrancesco Guarnieri, Chico Buarque, Oduvaldo Viana Filho...).


6-Explique o lema: Brasil, ame-o ou deixe-o!

  • A conquista do tricampeonato mundial de futebol em 1970, foi capitalizada pelo regime militar e uma onda de nacionalismo ufanista espalhou-se por todo o país, alienando as mentes e adormecendo a consciência da maioria da população por um bom período de tempo: "Brasil - ame-o ou deixe-o", a cultura marginalizou-se.Ou seja, aproveitando o momento feliz pela conquista do futebol para esquecer um pouco dos problemas vigentes.

PARTE II- AUTORES E OBRAS
7-Quem são os principais representantes da prosa na Literatura Contemporânea?
Contos:
Lygia F. Telles,Osmar Lins, Murilo Rubião,Autran Dourado, Homero Homem, Moacyr Scliar, Oto Lara Resende,Dalton Trevisan,J. J. Veiga,Nélida Pinon, Rubem Fonseca, João Antônio,Domingos Pelegrim Jr,Ricardo Ramos, Marina Colasanti,Luís Vilela,Marcelo Rubens Paiva, Ivan Ângelo e Hilda Hilst.
  • Crônica:
    Rubem Braga,Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Raquel de Queiroz,Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Álvaro Moreira,Sérgio Porto (Stanislau Ponte Preta), Lourenço Diaféria, Luís Fernando Veríssimo eJoão Ubaldo Ribeiro.
8-Quais os principais temas de suas obras?
Assim como na Poesia, na Prosa o período pós -moderno caracteriza-se por uma pluralidade de tendências e estilos.
A partir dos anos 70, vão -se quebrando limites entre os gêneros literários : romance e conto, conto e crônica, crônica e notícia; desdobram-se e acabam incorporando técnicas e linguagens, antes fora de seus domínios. Dessa forma, aparecem romances com ares de reportagens; contos parecidos com poemas em prosa ou com crônicas, autobiografias com lances romanescos narrativos que adquirem contornos de cena teatral; textos que se constroem por justaposição de cenas, reflexões, documentos ...
- Leia o poema e responda as questões:
Tratado geral das grandezas do ínfimo
(Manoel de Barros)
A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.
9-Explique o primeiro verso do poema: A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
R:O poeta expressa os sentimentos através da poesia, das palavras e aparentemente nesse verso é a única certeza que tem.

10-O autor faz uma comparação entre quem realmente detém o poder e quem aparenta tê-lo. Copie os versos em que estão feitas tais comparações.
R:Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).


11-Que sentimentos são expressos pelo autor no poema?
R: O sentimento de profundo prazer em admirar as pequenas coisas da vida, aquelas consideradas quase insignificantes pela maioria das pessoas.

12-Ao fazer tal comparação (verso 7), o autor foi tratado de  imbecil e entendeu isso como elogio. Como isso se explicaria?
R:Talvez pelo fato de despertar tal sentimentos nas pessoas, pois o mesmo gostava de coisas simples e amava a natureza.(Pessoal)

FONTES:
http://www.mundovestibular.com.br
http://expurgacao.art.br/concretismo-noigandres/
educacaopelapedra.arteblog.com.br


2 comentários:

  1. boa tarde, quem é o autor do poema concreto sobre a cegueira?

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  2. Como consigo transformar o poema em um texto narrativo estou cego.

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