quinta-feira, 5 de maio de 2016

SEGUNDOS ANOS - ATIVIDADES PARA O DIA 20/05/2016.

ATIVIDADES  DISCURSO DIRETO E INDIRETO
*Copie e responda no caderno ou imprima a folha e cole-a no caderno.

1. Reescreva os textos seguintes na forma de diálogo, ou seja, usando o discurso direto.
a) Renata perguntou à sua amiga se ela iria sair de casa à noite. Sua amiga disse que não, pois iria estudar.

b) Ronan disse à sua mãe que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador

2. Os textos, abaixo, estão no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto.
a) Pedro reclamou para sua mãe:
- Que fome!
Sua mãe retrucou:
- Calma, garoto! O Almoço está quase pronto!

b) A médica perguntou:
    - Viviane, você tomou todos os remédios?
    Viviane respondeu:
   - Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!

3-Leia o diálogo e assinale a alternativa correta:
“Ela insistiu:
– Me dá esse papel aí.”

Na transposição da fala da personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:
a) Ela insistiu que desse aquele papel aí.
b) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.
c) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí.
d) Ela insistiu por que lhe desse este papel aí.
e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.

4-Escreva no discurso indireto:
a) Daniela disse: "eu não quero ir para escola hoje".
b) O casal quis saber: "vocês alugam esta casa?"
c) Yasmin me perguntou: "quando você volta das férias?"
d) A médica disse a Luís: ” Você está com problemas de saúde e precisa de tratamento”.
e) O diretor disse ao público: “A peça está cancelada”.
f) Gabrielly  perguntou a seu pai: “Posso viajar com minhas amigas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário