segunda-feira, 24 de abril de 2017

Leitura e interpretação de texto - 9º Ano B

Leia o texto a seguir e responda as questões:

A arte na nossa vida
(Jô Oliveira e Lucília Garcez)
   
 Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos da arte. Nossa vida está cercada dela por todos os lados. 
    Ao acordar pela manhã e olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu desenho, passou por um processo de produção que exigiu planejamento visual. Especialistas estudaram e aplicaram noções de arte. A forma do seu relógio é resultado de uma longa história da imaginação humana e das suas preferências. A cor, a forma, o volume, o material que foram escolhidos estão testemunhando o tempo e a transformação do gosto e da técnica. Ao observá-lo, você percebe que é um objeto antigo ou moderno, você reconhece que quem o desenhou preferia formas curvas ou retas, ou ainda dourado, e até pedrinhas brilhantes.
    Quem escolhe um relógio para comprar, decide com base em suas preferências pessoais. Alguns preferem os mais elaborados, outros preferem os mais simples. É o gosto pessoal que predomina, e este pode variar infinitamente. Varia porque recebe influências de acordo com a idade, com a época, com o meio social em que a pessoa vive. E, como nos diz a sabedoria popular: “gosto não se discute”. Mas, quem sabe, possamos discutir o gosto? 
    Em outros objetos do seu quarto e de seu cotidiano você pode observar a presença da arte: na estampa de seu lençol, no desenho da sua cama, no formato da sua escova de dentes, no desenho da torneira e da pia do banheiro, na  xícara que você toma leite, nos talheres, no modelo do carro, no formato do telefone. Em todos os objetos há um pouco de arte aplicada. 
    Esse esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao olhar, atraentes e harmoniosos, está em todas as culturas, em todas as civilizações. E em nosso dia-a-dia.


1-Qual o assunto abordado pelos autores?
R:

2-Por que, segundo o texto, o relógio é considerado uma obra de arte?
R:

3-Em seu cotidiano, onde é possível encontrar arte?
R:

4-Explique por que o gosto por relógio varia?
R:

5-Explique o uso da conjunção MAS na oração:  Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos da arte.
R:

6-Qual a diferença das palavras MAS e MAIS?
R:

7-Dê a transitividade dos seguintes verbos presentes no texto:
a)estudaram;
b)pensaram;
c)toma;
d)passou;
e)exigiu;

8-Você estudou que complemento nominal é formado por: substantivo abstrato, advérbio ou adjetivo. Sendo assim, classifique os termos a seguir:
a)antigo;
b)moderno;
c)imaginação;
d)harmoniosos;
e)não;
f)muito
g)agradáveis;
h)ainda;
i)até

Pesquisa: Predicativo do sujeito

Pesquise em sites e registre em seu caderno as seguintes propostas:

*O que é sujeito e que função exerce na oração?
*Quais os tipos de sujeito?
*Dê um exemplo de  cada tipo de sujeito.
*O que é PREDICATIVO DO SUJEITO?
*Dê exemplos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
www.brasilescola.com.br
www.infoescola.com.br
www.soportugues.com.br
www.normaculta.com.br
www.todamateria.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário