segunda-feira, 29 de maio de 2017

TRABALHO MENSAL - PRIMEIRO ANO G

TRABALHO MENSAL DE LITERATURA – PRIMEIRO ANO G
NOME:__________________________________________________________________________________________
PROFESSORA REGINA MACIEL
DATA DA ENTREGA: 09/06/2017
*individual ou em grupo com, no máximo, 5 pessoas. Respostas digitadas ou à caneta preta ou azul.
1-Escreva as palavras que completam os espaços: (1.0)
 “Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?”
Os versos acima pertencem a uma ____________________________do ________________________ português, estética literária que se iniciou em _______ e terminou em _________.

2-Nas cantigas de amor: (1.0)
a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d)  o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica,expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

3-Marque V para verdadeiro e F para falso. (1.0)
(    ) As cantigas de maldizer e de escárnio pertencem a lírica trovadoresca.
(    ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-lírico é feminino, apesar de serem escritas por homem.
(    ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
(    ) A Cantiga da Ribeirinha iniciou o Trovadorismo português.
(    ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico feminino,  apesar de serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento da mulher pelo amado que partiu.

4-Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal. (1.0)
a)Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d)Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

5- Sobre o Trovadorismo, explique: (1.0)
a)quem era o trovador?
b)quem era o menestrel, jogral ou segrel?

6-Assinale a alternativa incorreta: (1.0)
a)Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante;
b)Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambiguidades;
c)Na cantiga de maldizer, os palavrões podem estar presente;
d) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.

7- Leia o texto abaixo e responda às questões : (4,0)



Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquele que mentiu do que pôs comigo,
ai deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquele que mentiu do que me há jurado
ai deus, e u é?
(...)     D. Dinis



a- Quem está dialogando com as flores?
R:
b- O que é refrão? Copie-o.
R:

c- No poema conclui-se que a dama está disposta a perdoar o namorado? Explique.
R:

d- Esta cantiga é de amor ou amigo? Justifique.
R:


Um comentário:

  1. Olá Prof Boa Tarde
    é o Bruno Rangel
    gostaria de saber como faço esse trbalho se puder me resonder antes das 12:00 eu agradeço
    obrigado <3

    ResponderExcluir