quinta-feira, 29 de junho de 2017

Atividades com o uso da crase

1) Reescreva as frases substituindo a palavra destacada pela palavra indicada. Atenção para a crase antes do feminino. Veja os exemplos.
Rosa foi ao baile. (Preposição a +artigo o = ao).
Rosa foi à festa. (preposição a + artigo a =à).
a) Fomos ao baile de formatura de meu irmão. (festa)
____________________________________
b)Eu sempre vou ao shopping aos sábados. (feira)(sextas-feiras)
______________________________________
c) Toda ginástica faz bem ao corpo.(mente)
________________________________________
d) Dei um presente ao vovô. (vovó)
______________________________________
2) Leia as frases e explique por que a crase não foi usada.
a.Gosto de ir ao parque a pé.
b. O pintor ofereceu a Maria um belo quadro.
c. Nada tenho a declarar sobre o acidente.
d. Vou fazer uma surpresa a essa menina.
3-Complete com crase, quando necessário:
a.Você já foi ... ... Bahia?
b) Iremos .......Itália e depois . . . . . . Portugal.
C) Nunca fui . . . . . . Argentina.
d) Meu irmão sempre vai . . . . . . Espanha.
e) Eles nunca foram ... ... ..Florianópolis.
f) Foi emocionante a viagem do homem ....... Lua!
g)Algum astronauta já foi ...... Marte?
h) Você gostaria de ir . . . . . . Belém?
i)Prometo que este ano vou ... ... Bolívia. 
j) Nas próximas ferias, vou com minha família... ... Curitiba.

4. Use a crase onde for necessário..
a) ___ noite, gosto de andar ___ pé pela cidade. ( expressão feminina / expressão masculina)
b) Essas casas comerciais abrem___ 8 horas e fecham ___18 horas. (antes do número que indica hora)
b) O assunto interessa só___ ela e não diz respeito__ nós. (antes de pronome pessoal) 
d) Fiz como me disse: virei ____direita, depois____ esquerda, mas não
encontrei sua casa! (expressões com palavras femininas)

5) Leia e complete com a - as ou à - às.
a) Fechamos para almoço. Reabrimos ____ 13 horas. 
b) Aberto de segunda . . ......sábado, das 11......15 horas.
c) Passeio ...... cavalo RS 5.00
d) Desça da bicicleta. Siga ...... pé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário