sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Atividades - 3º ano D

ATIVIDADES STE – TERCEIRO ANO D – NOTURNO
CONTEÚDO: LITERATURA CONTEMPORÂNEA

PROCEDIMENTOS: consultar sites e blogs para responder as questões; colocar as referências da pesquisa e salvar nas pastas, individualmente. Registrar nos cadernos: Aula na Ste com exercícios sobre Literatura Contemporânea.

PARTE I - CARACTERÍSTICAS E CONTEXTO HISTÓRICO
1-Pesquise em sites os principais acontecimentos do contexto histórico da Literatura Contemporânea. Liste-os.
2-Observe a imagem formada do poema concreto:


a)Qual a semelhança entre a imagem formada e o conteúdo do poema?
b)O conteúdo do poema é uma crítica ou uma manifestação? A quem?
c)Explique o motivo do autor utilizar nos versos algumas palavras em destaque.

3-Pesquisar  que foi o Concretismo e os poemas concretos  Ovonovelo e Terra e a seguir, responda:
3.1-Quem são seus os autores, respectivamente?
3.2-A qual movimento da Literatura Contemporânea pertenceram?


4-Escolha UM poema concreto, cole-o aqui e explique a similaridade entre a forma e o conteúdo do mesmo.

5- Em relação às outras manifestações da poesia, integrante da Literatura Contemporânea,  como foram classificadas e quais as principais características?
Ex: Poesia Marginal; Poesia Práxis; Concretismo.

6-Explique o lema: Brasil, ame-o ou deixe-o!

PARTE II- AUTORES E OBRAS
7-Quem são os principais representantes da prosa na Literatura Contemporânea?

8-Quais os principais temas de suas obras?

- Leia o poema e responda as questões:
Tratado geral das grandezas do ínfimo
(Manoel de Barros)
A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.
9-Explique o primeiro verso do poema: A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
R:

10-O autor faz uma comparação entre quem realmente detém o poder e quem aparenta tê-lo. Copie os versos em que estão feitas tais comparações.
R:


11-Que sentimentos são expressos pelo autor no poema?
R:

12-Ao fazer tal comparação (questão 08), o autor foi tratado de  imbecil e entendeu isso como elogio. Como isso se explicaria?
R:


Nenhum comentário:

Postar um comentário