sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Roteiro de estudo 3º Ano A


ROTEIRO DE ESTUDO – 3º Ano A
MODERNISMO NO BRASIL
*Consulte o livro didático das páginas 58 em diante e responda às questões;
*data da entrega:10/09/2018.
1. Desde a realização da Semana de Arte Moderna, em 1922, o modernismo ganhou bases mais sólidas e se espalhou pelo Brasil. Os autores que participara desse evento publicaram textos que ajudaram a definir a estética do período, tais como:

2. Foi a partir da primeira geração que a Literatura brasileira começou a ganhar autonomia, deixando de importar modelos estéticos de importantes capitais culturais do mundo. Ainda assim, os autores foram incompreendidos. Por quê?

3.Qual foi uma das principais propostas da primeira fase modernista? Explique por que os autores da primeira fase se distanciaram ainda mais do Parnasianismo e do Simbolismo e aproximaram-se dos Românticos.


4.Mário de Andrade através das influências do Romantismo, trouxe à tona a identidade nacional com seu personagem Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Como era esse personagem? Por que a obra Macunaíma é considerada uma rapsódia?

5.As ideias de Oswald de Andrade sintetizaram uma forma de responder ao problema que marcou essa geração, que foi:

6.Em que consiste a antropofagia proposta por Oswald de Andrade?

7.Oswald de Andrade escreveu duas importantes prosas durante esse período: Memórias sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande. Nelas, há uma mescla de gêneros diversos (poemas, citações, relatos de viagens), o que visa à sátira presente na primeira obra do autor?

8. Manuel Bandeira é destaque na prosa desse período, apesar de ter sido conhecido como autor do poema Os sapos, declamado na Semana de 22. Sua marca registrada é o lirismo próximo ao coloquialismo, mas em Libertinagem é que ele atinge o lirismo mais espontâneo. O que são destaques em seus temas centrais?

9.Quando ocorre a Segunda Fase Moderna no Brasil e que marcos importantes temos nos anos de: 1917,1929 e 1930?

10. Explique o que foi o cinema comercial. Quais mudanças ocorrerem na indústria do entretenimento fonográfico?

11.A segunda fase é marcada pelo romance regionalista, produzidos por autores nordestinos. Como eles entendiam a Literatura desse período de 1930 a 1945?

12.Quais foram os principais temas desses romances? Quem são os principais representantes da prosa da segunda fase?

13.Cite as mais importantes obras da segunda fase de Jorge Amado.

14.A obra Fogo morto, de José Lins do Rego retrata a ascensão e decadência de um engenho de açúcar e está dividida em três partes que são:

15. Graciliano Ramos em suas obras preocupa-se menos em descrever a paisagem nordestina; enfatiza mais a representação de um indivíduo em conflito com a natureza. Dentre outras, publicou Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas. Nesta última, a miséria de uma família de retirantes não é simples derrota do sertanejo oprimido por um sistema opressor. O que simboliza então?

16.Quais foram as três fases de Érico Veríssimo?
17.Os críticos literários costumam dividir as obras de Drummond em três fases, que são:
18.Explique como foi a poesia multifacetada de Murilo Mendes.

19.Em que momento Jorge de Lima adere às propostas modernistas?
20.Quais são as tendências presentes na obra de Vinícius de Moraes?
21. Como é a poesia escrita por Cecília Meireles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário