terça-feira, 23 de outubro de 2018

ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR - 9º ANO A


*Copie o texto em seu caderno e responda às questões; entregar no dia 31/10/18.

Pirataria

A pirataria é toda violação aos direitos de criação e já é vista por muitos especialistas como o "crime do século XXI". É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos (não só no Brasil, mas no mundo todo) e, principalmente, prejuízos aos consumidores. Segundo a INTERPOL (Polícia Internacional), a pirataria mundial, atualmente, movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.
O crime de pirataria é uma atividade financiada por grandes grupos de máfias internacionais organizadas, que trazem para o Brasil os mais diversos tipos de mercadorias. São roupas, tênis brinquedos, CDs, remédios, óculos, peças de automóveis, luvas cirúrgicas, entre outros, que não seguem qualquer padrão de segurança e qualidade. Esses produtos acabam frustrando os consumidores, podendo, inclusive, causar danos irreparáveis à saúde.
Disponível em: http://locadoradvdcenter.blogspot.com.br/2008/04/os-males-da-pitararia.html. 

1.Qual a sua opinião acerca do assunto abordado no texto?

2.Defina pirataria e explique por que pirataria é considerado "o crime do século XXI".

3.Retire do texto dois verbos no gerúndio.

4.Explique o uso da crase em "causar danos irreparáveis à saúde" e em " É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos".

5.Retire do texto:
a)um advérbio
b)um pronome
c)uma conjunção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário