sexta-feira, 14 de junho de 2019

Atividades sobre o livro "Vidas Interrompidas"

PARTE I:

1) Comente sobre como o sonho de uma carreira profissional envolve a família 'Marcílio'.
2)Quem são os personagens que aparecem nas primeiras 26 páginas?
3)O protagonista das primeiras vinte e seis páginas tinha um sonho. Qual? Comente o trajeto do mesmo.
4)O personagem principal estudava em uma escola pública como você e conseguiu atingir o objetivo dele. E você tem um sonho profissional? Qual? Como pretende alcançá-lo?
5)No texto há muita presença da linguagem informal. Transcreva três excertos como exemplos dessa linguagem.
6)Transcreva 3 palavras do texto, que como marcas das variedades linguísticas, são reconhecidas como gírias.
7)Qual o significado da palavra catarse no dicionário? Explique qual o sentido dela em que aparece na página 12.
8)Faça um resumo da história das primeiras 26 páginas( Não é copiar) com suas palavras, comentando sua impressão sobre a mesma. 

PARTE II

1)Comente a relação da personagem Caio com a mulherada.
2)Comente a relação da personagem Caio com os estudos, tanto na área exata como na área humana.
3)Comente a ida de Caio e Gabriel a Santa Catarina.
4)Como os pais de Gabriel e de Caio lidavam com a liberdade dos filhos?
5)Comente o significado da expressão em destaque na página 35 “Vou ser delegado e não advogado. Aqui em casa a mãe prende e o pai solta. Vou ficar ao lado dos mocinhos”.
6)A que e a quem se refere a expressão “mas perdera o ‘comboio’ no carro novo. Teve de recorrer mesmo ao “Seu Paulo”, na página 39?
7)O que sucedeu entre Euler e Mariana?
8)Palhas tinha fama de ‘pajé’, por quê?
9)Comente a expressão a seguir, da página 48, “Mas meu sonho era mesmo descobrir uma nova forma de vida sustentável, como a utilização da água do mar para gerar energia”, identificando o(a)autor(a).
10)Qual é a relação entre Palhas e Gabriel?

2 comentários: