terça-feira, 4 de novembro de 2014

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO "CACO", DE GILBERTO MATTJE

Caco é uma obra literária escrita pelo psicólogo e filósofo Gilberto Mattje, direcionada ao público infanto - juvenil das escolas públicas, com o objetivo de conscientizá-los, baseando-se no estilo de vida  e conflitos do protagonista da história, Caco.
O título da obra, que é também o apelido do personagem principal, é nada mais que uma alusão à personalidade e ao "eu interior" do mesmo, que metaforicamente, encontra-se quebrado como cacos de vidro.
Por mais que o garoto Caco e suas histórias sejam fictícias, estas retratam a realidade de muitos jovens brasileiros. O poder da obra está na intensidade com que o público-alvo se identifica com o enredo, levando-os a um grande conflito pessoal no sentido de reflexão.
Gilberto já havia escrito um livro com a mesma temática, que conta a história de Tosco e além disso, teve forte repercussão. Sendo assim, Caco pode ser considerado  uma continuação de Tosco.
Em Caco, o personagem principal é outro e sua história também, mas o objetivo do autor é o mesmo: levar os leitores a uma reflexão pessoal bem como a revisão de valores e conceitos.
A bela jogada do autor foi ter inserido o protagonista de Tosco para participar ativamente da vida de Caco, não somente como um personagem a mais, mas sobretudo,  para ser um modelo a ser seguido por ele, um exemplo de vida e de sucesso que o leva confrontar-se consigo mesmo. Foi uma aposta que deu certo.
Caco é uma obra tão bem sucedida, tal qual foi Tosco, porém, explora aspectos mais profundos, outrora não explorados nela. Dessa forma, podemos considerar Caco como sendo uma versão aprimorada da primeira obra.
Para quem se interessou, é recomendável que leia primeiro o Tosco para, então, ler Caco. A conexão entre as duas obras é fortíssima. Quem os ler, não se arrependerá!


AUTOR: Luíz Felipe de Souza Queiroz - Escola Adventor Divino de Almeida/ Campo Grande -MS.

7 comentários:

  1. Ja li os dois livros e gostei muito recomendo a ler pois e muito bom

    ResponderExcluir
  2. Que bom! A escola em que trabalho fez um projeto muito bom envolvendo ambos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina, muita paz!!!
      Vc poderia relatar sobre o projeto?Um resumo para servir de suporte a outras criações que gostaria de desenvolver na escola em que trabalho. Obrigada

      Excluir
    2. Olá, Angela.
      Primeiramente, obrigada pelo comentário.
      Essa obra foi trabalhada na rede pública estadual e municipal do estado de MS, quase em todas as escolas, onde os alunos deveriam ler a mesma; o professor explicar os conflitos relacionados ao personagem principal, entre eles: vício em jogos, obesidade, homofobia, uso de anabolizantes, entre outros. Cada disciplina poderia escolher uma forma de expor o trabalho para os colegas, no meu caso de Língua Portuguesa, trabalhei com tipos textuais, cartazes com frase de efeito contra os preconceitos citados na obra e encenação. Utilizamos essa obra (antes havíamos trabalhado o Projeto tosco em Ação, do mesmo autor) para conscientização contra os males dos vícios e preconceitos, bem como o incentivo à leitura, produção de texto e exposição de ideias.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição

      Excluir
    3. poderia me ajudar a fazer um plano de aula para 5 ano
      relacionado ao livro caco

      Excluir
    4. Olá!Os alunos leram a obra ou você pretende apresentar alguns aspectos presentes nela?

      Excluir
  3. jaah li o dois bom eu gostei mais do segundo qe no caso eu so liih em dois diias
    kkk...

    ResponderExcluir