quarta-feira, 1 de junho de 2016

ATIVIDADES ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS - 9º ANO B

1. Escreva nos parênteses  R para restritiva e E para explicativa: (1,0)
E )Meus tios,  que moram em São Paulo, chegaram ontem.
E )Larissa, cuja apresentação foi boa, foi convidada  a repeti-la  na semana que vem.
( )Ana e João que sentam no fundo reclamam do barulho da sala.
R )Esse é o livro que lhe falei anteriormente.

2-Circule as orações subordinadas adjetivas abaixo: (1,0)
a) Duro é o sofrimento que nasce do vício.
b) A água, que é incolor, é indispensável.
c) Comprei um papagaio que fala muito.
d) Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.

3-Classifique as orações em Oração principal e orações subordinadas adjetivas restritivas ou explicativas: (1,0)
a)Poucas eram a árvores que o inverno despira.
R:POUCAS ERAM AS ÁRVORES - ORAÇÃO PRINCIPAL
QUE O INVERNO DESPIRA - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

b) Balançou a rede, que rangeu nos galhos.
R:BALANÇOU A REDE - ORAÇÃO PRINCIPAL
QUE RANGEU OS GALHOS - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA.

c) Os artistas que declararam seu voto foram criticados.
R:OS ARTISTAS FORAM CRITICADOS - ORAÇÃO PRINCIPAL
QUE DECLARARAM SEUS VOTOS - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA 

d) Você é um dos poucos alunos que eu conheço.
R:VOCÊ É UM DOS POUCOS ALUNOS - ORAÇÃO PRINCIPAL
QUE EU CONHEÇO - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.

e) Eles são um dos casais que falaram conosco ontem.
R:ELES SÃO UM DOS CASAIS - ORAÇÃO PRINCIPAL
QUE FALARAM CONOSCO ONTEM - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA


4-Troque os termos grifados por um adjetivo correspondente ao sentido: (1,0)
a)Por favor, não faça um discurso que não tem fim.
R:INFINITO.
b) Ele sente pelo filho adotivo um amor que não se pode definir.
R:INDEFINÍVEL
c) São marcas que podem ser visualizadas.
R:VISÍVEIS.
d) Este é um tipo de tarefa que não se pode decifrar.
R:INDECIFRÁVEL.
e) É uma imagem que não se pode descrever.
R:INDESCRITÍVEL.

5-Transforme as frases abaixo em orações subordinadas adjetivas. Observe o termo grifado: (1,0)
a)Os garis trabalham com material reciclável.
R:OS GARIS TRABALHAM COM MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS.
b)Há homens e mulheres desempregados.
R:HÁ HOMENS E MULHERES QUE NÃO TÊM EMPREGO.
c)Na geladeira há alimentos inodoros.
R:NA GELADEIRA HÁ ALIMENTOS QUE NÃO TÊM CHEIRO.

d)Receberão os boletos os clientes cadastrados.
R:RECEBERÃO OS BOLETOS OS CLIENTES QUE TÊM CADASTRO.

6-Responda as Questões teóricas: (1.0)
a)Qual a função dos pronomes relativos nas orações subordinadas adjetivas?
R:UNIR; EVITAR REPETIÇÕES; CONECTAR TERMOS...

b)Quando devemos usar o pronome relativo QUEM?
R:QUANDO FIZER REFERÊNCIA A PESSOAS.

c)Que função é exercida pelas orações subordinadas adjetivas?
R:FUNÇÕES DE ADJETIVO *VER CLASSE DE PALAVRAS.

7-Copie, das orações, o pronome relativo e o termo antecedente, identificando-os. (1.0)
a) Meu tio, que é advogado, orientou minha família no processo. ________________________________
TIO - TERMO
QUE - PRONOME RELATIVO
b) As crianças que gostam de brincar se divertiram muito na festa. _______________________________
CRIANÇAS - TERMO
QUE - PRONOME RELATIVO
c) Eu, que não sou perfeito, já errei muitas vezes.___________________________________________
EU - TERMO
QUE - PRONOME RELATIVO
d) Os artistas que declararam seu voto foram criticados. _______________________________________
ARTISTAS - TERMO
QUE - PRONOME RELATIVO
e) Os artistas, que precisam de seus fãs, deveriam ser mais atenciosos._____________________________________
ARTISTAS - TERMO
QUE - PRONOME RELATIVO
8- “Fermentação e destilação são as duas únicas receitas para se fabricar o álcool que pode ser bebido. (Superinteressante, fev. 2000. p. 36.)
a)Com relação ao texto acima, pergunta-se: Todo álcool pode ser bebido? Justifique sua resposta.(1.0)
R:_NÃO, APENAS OS QUE SÃO FERMENTADOS E DESTILADOS.

9-Forme orações subordinadas adjetivas explicativa utilizando os termos a seguir: (1.0)
a) Terra; planeta azul
A TERRA, QUE É CHAMADA DE PLANETA AZUL, PRECISA SER PRESERVADA.
b) Luan Santana; cantor sertanejo
LUAN SANTANA, QUE É CANTOR SERTANEJO, MORAVA EM CAMPO GRANDE.
c) Os homens; trabalham
OS HOMENS, QUE TRABALHAM EM FÁBRICAS,  PRECISAM USAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA.
d) As mulheres; sexo frágil
AS MULHERES, QUE ANTES ERAM CONSIDERADAS COMO SEXO FRÁGIL, GANHARAM MAIS VISIBILIDADE.

10- Com o auxílio dos pronomes relativos, transforme os períodos simples em períodos compostos por subordinação. Se necessário, use a preposição. (1.0)
a) A espingarda era muito velha. Jorge brincava com a espingarda.
JORGE BRINCAVA COM A ESPINGARDA QUE ERA MUITO VELHA.
b) Conheço todos esses rios. Você velejou por esses rios.
CONHEÇO TODOS ESSES RIOS PELOS QUAIS VOCÊ VELEJOU.
c) Os livros eram de Antônio. Você comprou os livros.
VOCÊ COMPROU OS LIVROS QUE ERAM DE ANTÔNIO.

d) Fale-me sobre esta música. Você gosta tanto desta música.
FALE-ME DESTA MÚSICA DA QUAL VOCÊ GOSTA TANTO.
e) Visitamos a cachoeira. As águas da cachoeira são cristalinas.

AS ÁGUAS DA CACHOEIRA QUE VISITAMOS ERAM CRISTALINAS.

146 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, poderia me enviar o gabarito?!

      Excluir
    2. Professora, VC poderia me mandar o gabarito para minha prova amanhã?
      Email:julia.murta1@gmail.com

      Excluir
    3. @julia.murta1@gmail.com - Gabarito Enviado...

      Excluir
    4. Gostaria do gabarito, por favor!
      rafaellafeitosa@hotmail.com

      Excluir
    5. rafaellafeitosa@hotmail.com - respostas enviadas!

      Excluir
  2. Adorei a atividade. Você pode me enviar o gabarito, por favor.
    Grata
    elainecricardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber o gabarito, vc pode me enviar por email pfv jephersonn@live

    ResponderExcluir
  4. Manda-me o gabarito, por favor,
    luizchagasjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o exercício , vc poderia me mandar o gabarito?? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. oie, ótima atividade! Pode me enviar o gabarito, por favor?

    ResponderExcluir
  7. Por favor, precisava do gabarito dessas atividades para corrigi-las. Obrigada
    flaviapaukoski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Pode me enviar o gabarito?
    feitoemcasamp@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa trade, porfavor, poderia enviar o gabarito para: alesbalassiano@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Poderia me enviar o gabarito? clenicamachi@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. poderia me enviar o gabarito. Angelisabella70@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Me mande o gabarito porfavo...

    Email: brendofontes16@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. pode me enviar o gabarito igman21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber o gabarito! Me envia nesse e-mail pfv gabbiiihavakin@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. QUERIA O GABARITO POR FAVOR! CARLATATIH@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber o gabarito.
    sgr_art@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. preciso do gabarito, pode em enviar? igman21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. também quero o gabarito. patyfernanda1205@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Adorei os exercícios, você pode me enviar o gabarito? Meu e-mail é carolinemathias2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de receber o gabarito por gentileza.

    ResponderExcluir
  22. Me mande o gabarito, por favor
    aivasisabella@outlook.com

    ResponderExcluir
  23. Poderia enviar o gabarito? millena.novaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa noite! Meu e-mail é profbarbara.daniele@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. oiii, poderia me enviar o gabarito? emilystopa@icloud.com

    ResponderExcluir
  26. oiii, poderia me enviar o gabarito? emilystopa@icloud.com

    ResponderExcluir
  27. oi, poderia me enviar o gabarito, estou estudando agora e tenho prova hoje. email elsonarcanjodepaula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. oi , poderia me enviar o gabarito?
    dessacris9@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi sou a professora Carla eu adorei a atividade poderia enviar o gabarito para mim? carlaelizabethda@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. PODERIA ENVIAR O GABARITO leila-paulo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Bom dia me mande o gabarito
    Email: teresinhapereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde! Você poderia me mandar as respostas desse exercícios por favor?

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de receber o gabarito vcs pode mim enviar ?

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de receber o gabarito dessas questão

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de receber o gabarito dessas questão Neste e-mail sr1344095@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de receber o gabarito dessas questão Neste e-mail sr1344095@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá eu gostaria de receber o gabarito por favor.

    PS:COM URGNECIA!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Pode enviar o gabarito, por favor?
    Allanis160496@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. OLÁ, PODE ME ENVIAR O GABARITO, POR FAVOR?
    francis.xavier@bol.com.br

    ResponderExcluir
  42. Bom dia amada!
    Poderia mandar o gabarito por gentileza.
    biamartins1801@gmail.com.
    Oobrigada!

    ResponderExcluir
  43. Gostaria do gabarito cbrasilsocial04@ gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Gostaria do gabarito, por favor!
    rafaellafeitosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Gostei da atividade como faço para ter o gabarito?

    ResponderExcluir
  46. poderia enviar o gabarito?
    valcris3376@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Vc poderia enviar o gabarito, por favor?

    marina.garbin202@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Você pode me enviar o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, poderia me enviar o gabarito? Luanacandelamotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Olá,gostaria de receber o gabarito.
    ceciliabatista@msn.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Olá gostaria de receber o gabarito. Por Favor Dilceliadepribeiro@outlook.com

    ResponderExcluir
  52. poderia enviar o gabarito?
    leandrodlsoares2@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. poderia me mandar o gabarito, professora? email:amandaizel3994@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Oi, alguém me manda o gabarito, por favor.

    ResponderExcluir
  55. Ótima atividade! Também gostaria do gabarito
    lydeoliveira800@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Adorei as atividades. Por gentileza preciso do gabarito.
    silvanasantos08@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Seria possível disponibilizar o gabarito? Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Gostaria do gabarito duduxdu2005@gmail.com

    ResponderExcluir