quinta-feira, 2 de junho de 2016

REVISÃO LITERATURA/TROVADORISMO

Leia o livro didático, capítulo 3 e responda as questões a seguir:
1-Defina Trovadorismo.
R:Primeira manifestação literária ocorrida na Península Ibérica aproximadamente entre a Baixa Idade Média e a Clássica com o intuito de divulgar as cantigas compostas pelos trovadores. Estas eram escritas nos pergaminhos e tinham como temas o declínio do sistema feudal , ou seja, queda do poder do clero e da nobreza.
2-Quando e onde se iniciou o Trovadorismo?
R:Aproximadamente nos anos de 1189 e 1198, em Portugal (antiga Península Ibérica).

3-Qual foi a primeira cantiga e quem a escreveu?
R:Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.
4-Quais as diferenças entre cantiga de amor e amigo?
R:Cantigas de Amor:
  • Eu lírico masculino.
  • Ausência do paralelismo; predominância das ideias.
  • Motivo literário principal: a certa amorosa do poeta perante um mulher idealizada.
  • Amor cortês, convencionalismo.
  • Ambientação aristocrática das cortes.
  • Forte influência provençal.
Cantigas de Amigo:
  • Eu lírico feminino.
  • Presença do paralelismo; musicalidade.
  • Motivo literário principal o lamento da moça cujo namorado partiu.
  • Amor natural e espontâneo.
  • Ambientação popular rural ou urbana.
  • Influência provençal atenuada; presença da tradição oral ibérica.
Fonte: MOISES, Massaud. A Literatura Portuguesa.30ª ed., São Paulo: Cultrix, 1999.

5-Quais as diferenças entre cantiga de escárnio e maldizer?
R:As cantigas de escárnio: Nessa cantiga, o eu – lírico, faz uma crítica (sátira) indireta e com duplos sentidos a alguém. Para os trovadores fazerem uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma cantiga falando mal de alguém, ou seja, fazendo uma critica a alguma pessoa, através de palavras de duplo sentido, ou seja, através de ambiguidades, trocadilhos e jogos semânticos, através de um processo denominado pelos trovadores equívoco. Essa cantiga é capaz de estimular a imaginação do autor, sugerindo-lhe uma nova expressão irônica.

As cantigas de Maldizer. Esse tipo de cantiga, também traz criticas, ou seja sátiras diretas, porém não são acompanhadas de duplos sentidos. É normal que ocorra agressões verbais à pessoa que está sendo criticada, ou seja, satirizada, geralmente usa-se até mesmo palavrões para compor esse tipo de cantiga, onde se revela ou não o nome da pessoa que está sendo agredida verbalmente.
Resumindo: Cantigas de escárnio e de maldizer: são poemas satíricos. Nas de escárnio, ressaltam-se a ironia e o sarcasmo. Já as de maldizer são agressivas, abertamente eróticas, a sátira é expressa de forma direta, sem meias palavras, chegando a usar termos chulos. Escritas, às vezes, pelos mesmos autores das cantigas de amor e de amigo, revelam um terceiro "eu lírico", cuja licenciosidade se aproxima da vida das camadas sociais mais populares
6-Defina Cancioneiros e dê os nomes dos principais.
R:Cancioneiros é o nome que se dá à coletânea das cantigas, ou seja, o conjunto das obras trovadorescas. 

  • Cancioneiro da Ajuda;
  • Cancioneiro da Biblioteca Nacional;
  • Cancioneiro da Vaticana.
7-Qual a função do trovador e do menestrel?
R: Trovadores eram os artistas que compunham as cantigas e geralmente eram parte integrante da camada dos nobres e Menestrel eram aqueles que cantavam as cantigas, que iam nas feiras para divulgá-las.
8-Defina o que é refrão.
R:Verso ou conjunto de versos que, em determinadas composições líricas, é apresentado em repetições regulares, também chamado de coro e estribilho.
9-Defina eu lírico.
R: É a voz que fala no poema, ou seja, é de quem se fala no poema e nem sempre o autor do poema é o eu lírico (ex: cantigas de amigo).
10-Qual a importância do sistema feudal na literatura dessa época?
R:Compreender o contexto histórico e entender os temas das cantigas; a valorização do clero e da nobreza; a insignificância do homem mediante às igrejas (clero); a falta de valorização do ser humano (representado aqui pela camada dos servos/camponeses).
11-O que é Teocentrismo?
R: Doutrina que pregou que Deus era o centro do Universo, centro de tudo, soberano (na figura do clero) e que o homem devia ser obediente à tal camada social.


MATERIAL DE APOIO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES

Trovadorismo

Tudo começou no cenário da Europa feudal da Baixa Idade Média na Provença (sul da França atual). Em meados do século XI, um novo tipo de arte começou a fazer parte da vida das pessoas, não mais pautado apenas pela cultura religiosa e guerreira dominante na época. É a poesia dos trovadores, na qual a arte da palavra e da música resultam em canções de amor e em cantos de humor e crítica. 

Por que Trovadorismo?

Segundo Achcar (1997) O termo “Trovadorismo” surgiu em consequência das atividades dos trovadores, poetas que compunham textos para serem cantados e recitados. Escritas pelos nobres, as cantigas possuíam fortes traços de oralidade e eram divulgadas pelos jograis e menestréis quando eles circulavam por aldeias, feiras e castelos. O rei D.Dinis foi um dos maiores trovadores de seu tempo, com 138 cantigas reconhecidas. Essa literatura produzida na Idade Média em Portugal, por volta do século XII, foi o momento inaugural de uma tradição literária escrita em língua portuguesa. 

Um pouco de história

Durante o período medieval, a igreja acumulou grandes territórios e seu poder tornou-se até maior que o dos monarcas. Dominando praticamente toda a cultura letrada, ela era responsável pela educação que, por sua vez, acontecia em suas instituições. Contudo, essa educação era limitada aos apadrinhados pela igreja e aos nobres. A maior parte da população era analfabeta e eram letradas por meio de sermões e provérbios. A sociedade era organizada por meio de feudos, nos quais havia um suserano – responsável por um território, e seus vassalos – homens que ofereciam-lhe lealdade e proteção em troca de terras.
Portugal ainda estava se estruturando tanto na língua quanto como nação e seu território era povoado por cristãos e árabes que conviviam intensamente e com isso geraram uma cultura miscigenada. A expulsão desses árabes pelos cristãos foi o que permitiu a sua constituição como país independente, no qual a língua ainda não era o português como o conhecemos e seus primeiros textos produzidos revelam essas características. 
AS CANTIGAS DE AMOR  trovadorescas caracterizam-se pela vassalagem do homem à mulher amada, que era geralmente casada, tornando-se proibido o amor entre os dois. Também há traços religiosos na poesia produzida nesse tempo, uma vez que o pensamento do homem medieval era intensamente influenciado pela IgrejaNota-se ainda que o trovador busca na morte a ideia de solução para o sofrimento amoroso.
A cantiga de amor galego-portuguesa é geralmente mais monótona que o seu modelo provençal e, em geral, apresenta características  como o amor cortês e a lamentação da coita
Algumas das músicas preferidas pelos jovens dos dias de hoje, ainda que possuam uma linguagem mais coloquial, trazem em seu discurso amoroso a mesma submissão e coita do trovador português.
Na cantiga de amigo, temos como Eu-lírico uma moça cujo namorado (amigo) está distante. Isso propicia uma cantiga marcada pela ansiedade de ver o amado,ou ao menos saber noticias dele, e a moça interage com a natureza, com a mãe ou com as amigas perguntando por ele. Além disso, os elementos da natureza deixam de ser inanimados dialogando com ela. 

Por ser de origem popular, a cantiga de amigo é simples e espontânea. Diferente da cantiga de amor que trazia uma linguagem mais erudita. Essas cantigas correspondem ao aproveitamento por parte dos poetas cultos (os trovadores) de uma antiga tradição que havia entre o povo da península Ibérica, sendo talvez reminiscência de festas primaveris nas quais se cultuava a fecundidade da natureza e se atribuía um papel importante à mulher.
A cantiga de amigo pode ser vista como uma variação da cantiga de amor, onde o poeta dá a versão feminina do amor. 
Além do Eu-lírico e da linguagem, a cantiga de amigo se diferencia da cantiga de amor por sua estrutura. Ela possui refrão e paralelismo.

Cantigas de Escárnio e maldizer

 Chamavam-se cantigas de escárnio as cantigas nas quais os trovadores faziam crítica de maneira indireta, utilizando-se da ironia e  linguagem conotativa para isso. Já nas cantigas de maldizer, o trovador era direto e muitas vezes brutal, ridicularizando e expondo as pessoas atingidas por meio de palavrões e obscenidades de todo tipo. De acordo com Rodrigues Lapa (2003), não se tem certeza quanto a origem das cantigas satíricas, é possível que seja a mesma da cantiga de amor, mas segundo ele os portugueses foram "mestres" neste tipo de composição e não economizaram palavrões e xingamentos. Muitos Palavrões empregados dessa época continuam com a mesma força e validade até hoje. No Brasil, há algumas tradições que retomam características das cantigas satíricas. Os repentistas nordestinos, por exemplo, ainda mantêm a tradição de fazer versos acompanhados da melodia ao modo dos trovadores medievais. Eles geralmente utilizam uma cadência ritmada, muito ligada à tradição oral e à expressão popular

FONTE: http://tracostrovadorescosatuais.blogspot.com.br/(acesso em 02/06/2016)



Nenhum comentário:

Postar um comentário