terça-feira, 4 de agosto de 2015

Conteúdo de Língua Inglesa e Produções Interativas- Primeiros anos

CONTEÚDOS DO TERCEIRO BIMESTRE – LÍNGUA INGLESA
PASSADO SIMPLES - SIMPLE PAST
O Simple Past descreve uma ação que já ocorreu e que não ocorre mais. A ação teve início e fim no passado. No Simple Past o verbo não é flexionado em nenhuma pessoa, repetindo-se em todas elas. 

Verbos Regulares - Regular Verbs
1. Os verbos terminados em e recebem apenas a letra -d ao infinitivo do verbo.
hope – hoped (esperar)
change – changed (mudra, trocar)
like – liked (gostar)
behave – behaved  (comportar-se)
2. Se o verbo tiver uma única sílaba ou terminar em sílaba tônica formada por consoante/vogal/consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed:
stop – stopped (parar)
permit – permitted (permitir)
occur – occurred (ocorrer)
rob – robbed (roubar)
admit – admitted (admitir)
prefer – preferred (preferir)
. Os verbos terminados em y precedido de consoante trocam o y por -ied:
study – studied (estudar)
carr– carried (carregar)
worr– worried ( preocupar-se)
try – tried (tentar)
hurry – hurried (apressar)
cry – cried (chorar)
OBS: se o verbo terminar em vogal, basta acrescentar ED:
Pray=prayed (rezar, orar)
Enjoy=enjoyed (adorar)
Obey=obeyed (obedecer)
Play=played (brincar, jogar)
**SAY (dizer)/PAY (pagar) tem a mesma terminação mas são exceções pois são IRREGULARES
4. Os verbos terminados em consoante/vogal/consoante cuja sílaba tônica não é a última não dobram a consoante, apenas recebem -ed:
listen – listened (ouvir, escutar)
develop – developed (desenvolver)
open – opened (abrir)
fasten – fastened (prender)
suffer – suffered (sofrer)
visit – visited (visitar)
wonder – wondered (maravilhar-se)
offer – offered (oferecer)
 USOS:
O Simple Past é usado para expressar:
1. Ações acabadas em um tempo definido, é frequentemente usado com advérbios de tempo comoyesterday, yesterday morning, last week, last month, last night, the day before yesterday, three years ago, in 1998, in the twentieth century, etc. O quando o fato ocorreu pode ser expresso ou apenas subentendido
1. Forma Negativa:
Para formar uma oração negativa no Simple Past, usa-se did not para todas as pessoas, pois como já vimos anteriormente, no Simple Past o verbo não é flexionado em nenhuma pessoa, repetindo-se em todas elas. O verbo auxiliar (did) + not posiciona-se sempre entre o sujeito e o verbo principal.
2. Forma Interrogativa:

Para formar uma oração interrogativa no Past Simple, usa-se did antes do sujeito. O verbo permanece no infinitivo sem "to", uma vez que, no Simple Past o verbo não é flexionado em nenhuma pessoa, repetindo-se em todas elas

EXERCISES
Ex: Jane (love) loved the concert last night! (Jane amou o concerto, ontem à noite!)

1. Yesterday, Ronald (go) _____________ to school by car. (Ontem, Ronald foi para a escola de carro.)

2. Sam (have) ___________ breakfast early today. (Sam tomou café da manhã cedo hoje.)

3. Juliet (study) __________________ in the University of California. (Juliet estudou na Universidade da Califórnia.)

4. I (eat) ________________ lasagna last Sunday. (Eu comi lasanha no domingo passado)

5. My friend (arrive) _____________ at 10:00 p.m. last night. (Meu amigo chegou às 10h00 ontem à noite.)
Questões:
01. Complete com o tempo verbal adequado as frases abaixo:
                                 
a)
 Francis ________________ home yesterday.(to leave) *Francis  saiu de casa ontem
b) I ________________ to Guarujá last week.   (to go) *Eu fui ao Guarujá semana passada
c)
 She ______________ that house a year ago.(to buy)*Ela comprou aquela casa ano passado
d) Mark ________________ to you last month.(to write)*Mark escreveu para você mês passado
                            
                                                            
02. The Brazilian football team _______________ to Venezuela last week.
*O time brasileiro de futebol voou para a Venezuela semana passada.
a) flew
b) fly
c) flown
d) flying
e) N.D.A


03. I  _____________to  Rio de Janeiro last year.
*Eu viajei para o Rio de Janeiro ano passado.
a) travel
b) is travel
c) was travel
d) traveled
e) N.D.A


04. Sam_________ two books .
*Sam leu dois livros.
a) read
b) readded
c) were read
d) readed
e) N.D.A
 
8-Coloque os verbos irregulares no Simple Past:
a)Be (ser, estar)=
b)Have (ter)=
c)Go(ir)=
d)Spend (enviar)=
e)Say(dizer, falar)=

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS
De modo geral, acrescenta-se “s” ao singular.
Ex.: BOY - BOYS
.
REGRAS ESPECIAIS:
1. Se o substantivo terminar em s, ss, sh, ch, x, z, ou em o precedido de consoante, acrescenta-se es para formar o plural.
bus - buses; (ônibus)
bush - bushes; (arbusto)
coach - coaches; (treinador)
fox - foxes; (raposa)
watch - watches; (lavar)
hero – heroes (herói)
kiss – kisses (beijos)
.
2. Existem 13 substantivos terminados em f ou fe cujo plural é formado pela
troca do f ou fe por ves:
life - lives; (vida)
wife - wives;(esposa)
knife - knives; (faca)
thief - thieves; (ladrão)
elf - elves;(anão)
self - selves; (si mesmo)
loaf – loaves (pães)
shelf - shelves; (prateleiras)
leaf - leaves; (folhas)
sheaf - sheaves;(feixes)
wolf - wolves; (lobos)
calf - calves; (panturrilha)
half - halves. (metade)
.
Os demais substantivos terminados em fe apresentam plural regular
(acrescente somente s):
a belief - beliefs – (crenças)
a safe - safes – (cofres).
.
3. Nos substantivos terminados em y precedido de consoante, troca-se o y por e acrecenta-se es:
Ex: body – bodies (corpo)
.
4. Substantivos terminados em vogal + y seguem a regra geral: acrescente s.
Ex: a way – ways (caminhos)
.
5. Alguns substantivos são usados apenas no singular, com verbos também no singular:
Ex: news (notícia), advice (conselho), furniture(móveis), information(informação), knowledge(conehcimento), progress(progresso)
.
6. Outros substantivos são usados apenas no plural, com verbos também no plural:
Ex: pants, pajamas, trousers, clothes, glasses, scissors, goods, riches
(calças, pijamas, calças, roupas, óculos, tesouras, bens, riquezas)
7. Os substantivos sheep e deer são invariáveis, isto é, têm a mesma forma para singular e plural. Assim também os substantivos pátrios terminados em ss e se (Swiss, Japanese)
.
8.Alguns substantivos que apresentam forma irregular no plural:
die - dice; (morrer)
mouse - mice; (rato)
woman - women; (mulheres)
goose - geese; (ganso)
ox - oxen;(boi)
man - men;(homens)
tooth - teeth;(dentes)
foot - feet; (pés)
louse - lice.(piolho)
child – children (crianças)
person – people (pessoas)

CONTEÚDOS DO TERCEIRO BIMESTRE –PRODUÇÕES INTERATIVAS
TEXTO DESCRITIVO
O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
Em outras palavras, o texto descritivo capta as impressões, de forma a representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras.
Para tanto, alguns aspectos são de suma importância para a elaboração desse tipo textual, desde as características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, a saber: cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, sensação, localização, dentre outros.
Características
Ø  Retrato verbal
Ø  Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases
Ø  Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas
Ø  Utilização da enumeração e comparação
Ø  Presença de verbos de ligação
Ø  Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)
Ø  Emprego de orações coordenadas justapostas
ESTRUTURA DESCRITIVA
A descrição apresenta três passos para a construção:
Ø  Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
Ø  Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
Ø  Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Tipos de Descrição
Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:
Descrição Subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos são nos textos literários repletos de impressões dos autores.
Descrição Objetiva: nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. Exemplos de descrições objetivas são os retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.

EXEMPLOS DE DESCRIÇÕES
Escola:
1-Descrição Objetiva – É verde, azul, branca e bege, tem 8 salas de aula, 1 quadra de esportes, uma cantina, 1 sala de tecnologia e 1 de multimeios, 1 sala de professores, 2 banheiros, 1 secretaria, 1 biblioteca e 1 pátio coberto. Possui calçadas em toda sua extensão, as salas têm ventiladores, lousas, carteiras e cadeiras, mesa de professor, etc.
2- Descrição Subjetiva- É um ambiente agradável, aconchegante, silencioso, florido, com sombras das árvores, estrutura confortável, ventilado, espaçoso, etc.

ATIVIDADE
*Entreviste alguém de sua família ou um amigo e faça a descrição objetiva e subjetiva  da mesma perguntando: cor da pele, olhos e cabelo, altura, preferências, etc


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário