terça-feira, 19 de setembro de 2017

Uso dos porquês; há e a; onde e aonde; mau e mal.

1-Qual é a frase que está escrita incorretamente quanto ao uso dos porquês?
a)Por que você não me ajudou ontem?
b)Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem.
c)Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.
d)Ele era gordo porque só comia doce.
e)n.d.a.

2-Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê o ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”
a)porque – porque - porquê
b)por que – por que – por que
c)por quê – por quê - porquê
d)por que – porquê – por quê
e)n.d.a
3- Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
a)porquê
b)por quê
c)porque
d)por que
e)n.d.a
4-Todos os porquês estão corretos, exceto:
a)Por que você não me telefona?
b)Eu quero saber o porquê faltou a prova.
c)O motivo por que saiu me interessa.
d)Você não veio por quê?
e)n.d.a
5-Todas as frases devo completar com mal, exceto:
a)O aluno saiu ____na prova.
b)Antes só do que ____acompanhado.
c)Ele é um ____ professor.
d)Otávio é ____humorado.
e)n.d.a
6-Em “O motor do carro apresentou um ____ desempenho” e Nunca pratique o ____, sempre pratique o ___”, temos que completar respectivamente com:
a)mau – bem – mau
b)bom – mal – bem
c)mal – mau – bem
d)mau – mal - bem
e)n.d.a
7-Devo completar com AONDE a frase:
a)_____você vai?
b)Não sei ____ deixei meu celular.
c)Esta é a escola ____ estudo.
d)Não sabemos ___ ela trabalha.
e)n.d.a
8-Devo completar com ONDE a frase:
a)___ foram as meninas que estavam aqui?
b)Não sei ____ irei nas minhas próximas férias.
c)Visitei a cidade ____ morei por três anos.
d)____ vocês estão indo?
e)n.d.a
9-Devo completar com PORQUE  a frase:
a)_____ você atrasou?
b)____perdi o ônibus.
c)Quero saber o_____ da demora.
d)Atrasou _____?
e)n.d.a
10-Devo completar com HÁ as frases, exceto:
a)___ três anos eu moro aqui.
b)___dois carros parados na esquina.
c)Conheci Sônia ____quatro anos.
d)Daqui ___ pouco, iremos embora.
e)n.d.a


2 comentários: