segunda-feira, 18 de março de 2019

ATIVIDADE AVALIATIVA - ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS/INTERPRETAÇÃO


ESCOLA ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA
ATIVIDADE AVALIATIVA
 PROFESSORA REGINA MACIEL
ALUNO:__________________________________
*responder APENAS à caneta preta ou azul.
1-Classifique as orações grifadas: (2.0)
a)Os alunos do 9º ano B estudaram conforme o combinado.

b)Os professores foram para a sala quando o sinal bateu.

c)Embora tenha sido marcada, a avaliação precisou ser cancelada.

d)À medida que o tempo passava, mais cansada eu ficava.

e)Preciso sempre estudar a fim de que consiga entender Matemática.

2-Assinale a alternativa que seja oração subordinada adverbial concessiva: (1.0)
a)Terminada a leitura, faça o resumo do livro.
b)Por mais que tenha almoçado, continuo com fome.
c)Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós.

3-Assinale a opção que seja oração subordinada adverbial conformativa: (1.0)
a)Segundo o diretor disse, sábado haverá aula.
b)Se amanhã não chover, iremos ao parque.
c)Assim que entregou  o recado, foi embora.

4-Leia o texto e responda: (2.0)
“O louquinho estava parado com um cordão amarrado a um cabo de vassoura, pescando na maior concentração.  Mas não tinha anzol no cordão. Mesmo assim, de vez em quando, o louco dava um puxão.
_Tá fazendo o que aí, biruta? – perguntou alguém que passava por ele.
_Tô pescando, não tá vendo?
_Ah é? Pescando sem anzol?
_E daí, aqui não tem peixe!”
a)Explique por que a pessoa que passou pelo local preocupou-se com o protagonista.

b)Por que o personagem escolheu esse lugar para pescar?

c)Após ler a última linha, explique como é esse local escolhido pelo pescador.

5-Leia o poema e responda as questões a seguir: (2.0)
Poema acumulativo
Este é  o homem
e esta é a casa
-que o homem construiu.

Este é o trigo
- que está na casa
que o homem construiu.

Este é o rato
- que roeu o trigo
que está na casa
que o homem construiu.

Este é o gato
- que comeu o rato
que roeu o trigo
que está na casa
que o homem construiu.

Este é o cão
- que mordeu o gato
que comeu o rato
que roeu o trigo
que está na casa
que o homem construiu.
a)Por que o autor repete o termo QUE no poema?

b)Quem é o sujeito da ação do verbo construir no poema?

c)Quais são os personagens que praticam ação no poema?

d)Que ação cada personagem praticou?

6-Leia o trecho e responda: (1.0)
“Esse barulho todo é o Nilo chegando. Jogou os livros e cadernos no sofá e gritou para a mãe que queria comer.
_Como se eu não soubesse – disse ela – Mas primeiro, ó – apontou para os livros no sofá – e depois, ó: lavar as mãos.
_É pra já – ele disse. Pegou os livros, levou-os para o quarto e voltou correndo. E enquanto enxugava as mãos se olhando no espelho da pia,  gritando para a cozinha – Mãe, tenho uma novidade” (José J. Veiga)
a)Quais foram as ações praticadas por Nilo?

b)Quais as ações que a mãe o fez realizar?

c)Explique a expressão “gritando para a cozinha”

d)Explique a fala da mãe “Como se eu não soubesse”

7- Explique a consequência ocorrida em: “Como a seca foi prolongada neste ano, o gado das fazendas nordestinas morreu”.(0.5)


8- Explique a causa do fato: “O velhinho falava tão baixo que nós não o entendíamos”.  (0.5)



Nenhum comentário:

Postar um comentário