quarta-feira, 27 de março de 2019

ATIVIDADE EXTRA - LÍNGUA PORTUGUESA



ALUNO :_____________
TURMA:  __________
TURNO: ________
PROFESSORA: REGINA MACIEL
*responder à caneta preta ou azul.

CLASSE DE PALAVRAS
Na Língua Portuguesa existem dez classes gramaticais de palavras. Qualquer palavra usada estará inserida em uma das dez classes abaixo.
1 -Substantivo: palavras que nomeia os seres – visíveis ou não, animados ou não e também nomeia os estados, desejos, sentimentos e ideias dos seres;

2 -Adjetivo: palavra que caracteriza os seres. Refere-se sempre a um substantivo explícito ou implícito na frase, com o qual concorda em gênero e número;

3 -Numeral: palavra que expressa quantidade de pessoas ou seres, e também o lugar que elas ocupam em uma determinada sequência;

4 -Artigo: palavra que antecede o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número, ao mesmo tempo que determina ou generaliza o substantivo;

5 -Advérbio: palavra ligada ao verbo, que o modifica , geralmente atribui uma circunstância ou característica ao verbo;

6 -Pronome: palavra que substitui , indica ou acompanha um substantivo.

7 -Preposição: palavra invariável que liga termos de uma oração, estabelecendo entre elas diversas relações;

8 - Conjunção: é a palavra invariável usada para unir orações ou termos semelhantes de uma oração;

9 - Interjeição: palavra invariável usada para exprimir emoções e sentimentos;

10 -Verbo: palavra que costuma indicar uma ação, um estado ou fenômeno da natureza. Flexiona-se em número, pessoa, tempo e voz.

1.  Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e pronome, respectivamente:
a)A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na
praça.
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos
Reis.
e) Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você
disse.

2. Assinale o item que só contenha preposições:
a) durante, entre, sobre
b) com, sob, depois
d) em, caso, após
 e) após, sobre, acima

3. Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V.
Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:
a) verbo, substantivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio
c) verbo, pronome, substantivo
d) pronome, adjetivo, substantivo
e) pronome, adjetivo, adjetivo


4. Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:
a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c)"Pediu-me com voz baixa cinquenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e)"Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que
era delas."

5. Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção
explicativa:
a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Leia o texto a seguir e responda:

O “S” DO PROBLEMA
O jovem engenheiro, desde estudante, dividira o tempo entre os livros e os exercícios atléticos, do gênero força e saúde. Assim, quando viu que o encarregado da obra era um português que não tinha mais tamanho, gostou. Gostou porque os fortes se entendem e só confiam na força. Mas uma soturna rivalidade foi também se criando entre os dois. Que, entre dois fortes, fica infalivelmente suspensa no ar a tentação de saber quem é o mais forte. Um dia, o engenheiro chamou o encarregado:
– Mande dois homens para arrancar a moldura do concreto da laje.
O português sorriu com menoscabo:
– Dois homens, doutor?! Eu cá num abrir de olhos faço a coisa.
E zás-trás, plac-ploc, o encarregado foi arrancando com violência as peças de madeira que protegiam o concreto, enquanto o doutor o contemplava na faina hercúlea, entre embevecido e safado da vida. Aquilo lhe chegava como um desafio pessoal e ameaça à autoridade.
Três dias depois, parte-se a peça de ferro que prende a caçamba ao guincho. O engenheiro arranjou um bom pedaço de ferro retilíneo e foi ao português:
– Faça um S com este ferro.
O homem foi saindo com a barra na mão.
– Ei, onde você vai?
– Vou fazer o S no torno.
O engenheiro tomou-lhe a barra.
– Torno? Pra que torno?
Zás-trás, plac-ploc, sob o olhar pasmado do português, nosso amigo fez da peça de ferro um S perfeito.
– Tome isto. E fique sabendo que quem manda aqui sou eu! Tá?
(Paulo Mendes Campos)

6.Qual o assunto do texto?
R:

7.O que quer dizer a expressão “soturna rivalidade”?
R:

8.Quais são as onomatopeias presentes no texto?
R:

9.Explique como era a relação dos personagens.


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