quarta-feira, 27 de março de 2019

TRABALHO DE LITERATURA


TRABALHO MENSAL DE LITERATURA/RECUPERAÇÃO PARALELA
TURMA: 1º ANO ____
TURNO:
NOME:___________________________________________Nº_________
PROFESSORA: REGINA R. MACIEL
Data da entrega:02/04/2019. Em dupla ou individual. Respostas à caneta preta ou azul;rasuras nem respostas a lápis não são permitidas. Atentar para a estética do trabalho. BONS ESTUDOS!
CONTEÚDOS: DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO; FIGURAS DE LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO.

1-Leia a anedota abaixo e responda:
“-Abram e rendam-se!- disse Hagar.
-Hã?Nós não sabemos o significado da palavra “rendição”!- responderam.
-Ok, vocês são sortudos!Vá buscar o dicionário na carroça...”.

a)O humor se constrói em torno da possibilidade de se interpretar a fala do inimigo de Hagar tanto em sentido literal quanto figurado. Explique essa afirmação.
R:
b)Por que o uso da palavra “rendição” pelo inimigo dá a pista de que sua fala deve ser interpretada de forma conotativa?Que outro elemento nessa fala reforçaria isso?
R:

2-Leia o poema e responda:
Teologia
A minhoca cavoca que cavoca.
Ouvira falar da grande luz, o Sol.
Mas quando põe a cabeça de fora,
A Mão a segura e a enfia no anzol.
(José Paulo Paes)

a)Relacione o título com o poema e explique qual foi o recurso utilizado pelo autor para causar esse efeito no leitor.Ou seja, o título é coerente com o poema? Justifique.

b)Qual é o sentido da palavra “MÃO”no poema?

c) Ultrapassar o sentido denotativo das palavras SOL e ANZOL pode ampliar a interpretação  do poema. Explique essa afirmação.

3-Quanto ao conteúdo “Figuras de Linguagem”, leia cada fragmento e identifique a qual pertencem. Consultem as regras, exemplos, livros, dicionários, sites etc.

a)Rato
Rato que rói a roupa
Que oi a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato.
(Edu Lobo & Chico Buarque)
R:

b)A minha alma está armada e apontada
Para a cara do sossego!
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Marcelo Yukka)
R:

 c)Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale então
Fazer das tripas o coração?
(Rogério Flausino)
R:

d)Segue o teu destino
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
(Fernando Pessoa)
R:

e)Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
(Cecília Meireles)
R:

f)Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabem de onde e pousam
No livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
(Mario Quintana)
R:
4-Explique a relação da metonímia nas frases a seguir:
a)Gostaria de tomar um copo de água.
R:
b)Você já leu Drummond?
R:
c)Comi uma caixa de bombons ontem.
R:

5_Marque a alternativa correta:
No poema Andorinha, de Manuel Bandeira:
“Andorinha lá fora está dizendo:
_Passei o dia à toa, à toa!”

Temos:
a)(  )uma metáfora
b)(  )uma prosopopeia
c)(  ) uma hipérbole.

6-Na canção de Lulu Santos a seguir, temos:
“Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim...”
a)(  )um hipérbato
b)(  )uma anáfora
c)(  )uma antítese

6-Escreva 05 frases (no total) usando o sentido conotativo e o denotativo. Identifique-as quanto conotação ou denotação.(Livre)




Nenhum comentário:

Postar um comentário