quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Atividades sobre o Romantismo

1.Leia o trecho e responda:
“Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.”
a)a quem se refere os verbos começou, escrito e enfrentava, respectivamente?

b)Qual a função da vírgula no primeiro período?

2.Explique por que mais do que o estudo literário, as escolas literárias sugerem o estudo dos acontecimentos históricos da época em que surgem.


3.A que obra e autor pertence o trecho "Simão amava Teresa com toda a sua alma e estava disposto a morrer por ela, não mediu nenhuma consequência, foi extremamente valente, enfrentou o pai da moça o prometido de Teresa e com a impossibilidade quebrando seus desejos. Foi preso por um assassinato, ganhou o ódio dos seus pais, ficou sem família, mas sentia- se digno e forte pra enfrentar a morte, já que a vida lhe privou do seu amor"?

4.________ é um _____ da igreja católica, perturbado por suas recordações, principalmente aquelas que envolvem_________ sua amada. O personagem além de apaixonado, revela-se um______chamado de ________.Este fragmento pertence à obra _______ de _________ pertencente a ___ geração.

5.Sublinhe  o núcleo do sujeito das orações a seguir:
a)Teresa e Simão apaixonaram-se, mas não puderam viver esse amor.
b)Hemengarda não podia casar-se com Eurico por causa de sua condição financeira.
c)Alexandre Herculano, Almeida Garret e Camilo Castelo Branco são importantes poetas portugueses.
d)A segunda geração romântica foi a mais pessimista.
e) O Romantismo é a escola literária que sucede o Arcadismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário