quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Colocação pronominal


1- Assinale a alternativa que posiciona corretamente aos verbos o pronome oblíquo indicado em parênteses: "Não arrependo de nada. (me)"
a)Não arrependo-me de nada.
b)Não me arrependo de nada.
c)Não arrependo-me-do- nada.
d)Todas as alternativas estão erradas, pois o uso do pronome é facultativo.         
e)n.d.a
2- Assinale a frase com erro de colocação pronominal:

a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Por favor, se dirija à sala ao lado.
c) João  telefonou-me pela manhã.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.       
e)n.d.a

3- O pronome pessoal oblíquo átono está bem colocado em um só dos períodos. Qual?
a) Isto  me diz respeito!
b) Segundo deliberou-se na sessão, espero que todos apresentem-se na hora conveniente .
c) Os conselhos que dão-nos os pais, levaremos  em conta mais tarde.
d) Amanhã lhe contarei por que peripécias consegui não  envolver-me.           
e)n.d.a

4- Em que alternativa NÃO há erro na colocação do pronominal?
a) Preciso vê-lo, me disse o rapaz.
b) Este é um trabalho que absorve-se muito.
c) Não arrepender-se-ia de haver dito a verdade.
d) Em pondo-se o sol, os pássaros debandam.
e)n.d.a

5-Aponte a alternativa errada :
a) Alguns alunos fizeram a lição, outros se fizeram de desentendidos.
b) Contar-lhe-emos toda a verdade sobre o assunto.
c) Por favor, peça-lhe que venha ao meu escritório.
d) Nunca se queixou dos problemas, era resignado e otimista.           
e)n.d.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário