quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Orações subordinadas adverbiais


1- Qual a classificação da oração” As flores do meu jardim exalam como as flores do campo
a)comparativa   b)condicional
c)concessiva      d)conformativa  e)n.d.a

2- Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta classificação das orações subordinadas adverbiais abaixo:
Assim que sair, feche a porta.
Quanto mais ele fala, menos eu escuto.
Se dirigir, não beba.
Pedro estuda tanto quanto José.

a) Temporal, proporcional, condicional, comparativa.
b) Proporcional, proporcional, condicional, temporal.
c) temporal, consecutiva, causal, causal.
d)consecutiva, causal, conformativa, temporal. 
e)n.d.a

3-Assinale a alternativa que seja oração subordinada adverbial concessiva:
a)Terminada a leitura, faça o resumo do livro.
b)Por mais que tenha almoçado, continuo com fome.
c)Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós.
d)Como era tarde, resolveu não sair.  
e)n.d.a

4-Assinale a opção que seja oração subordinada adverbial conformativa:
a)Segundo o diretor disse, sábado haverá aula.
b)Se amanhã não chover, iremos ao parque.
c)Assim que entregou  o recado, foi embora.
d)Quanto mais durmo, mais sono eu sinto. 
e)n.d.a

5-Em “Quando caiu um temporal”, temos:
a)oração subordinada adverbial concessiva
b)oração subordinada adverbial consecutiva
c)oração subordinada adverbial temporal
d)oração subordinada adverbial conformativa.       e)n.d.a

Um comentário: