quarta-feira, 27 de novembro de 2019

INTRODUÇÃO À LITERATURA



palavra literatura deriva do termo latim litterae, que faz referência ao conjunto de conhecimentos e competências para escrever e ler bem. O conceito está relacionado com a arte da gramática, da retórica e da poética. Literatura é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor.
texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado.
Já o texto não literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Em resumo, o texto literário é destinado à expressão, com a realidade demonstrada de maneira poética, podendo haver subjetividade.
O texto não literário, contudo, é marcado pelo retrato da realidade desnuda e crua.
TEXTO LITERÁRIO:
·         linguagem empregada é de conteúdo pessoal, cheia de emoções e valores do emissor e há o emprego da subjetividade
·         Emprego da linguagem multidisciplinar e cheia de conotações
·         Linguagem poética, lírica, expressa com objetivos estéticos na recriação da realidade ou criação de uma realidade intangível, somente literária.
·         Primor da expressão
TEXTO NÃO LITERÁRIO
·         Uso da linguagem impessoal, objetiva em linha reta
·         Linguagem denotativa
·         Representação da realidade tangível
·         Atenção, prioridade à informação.
GÊNEROS LITERÁRIOS
Os gêneros literários são categorias ou grupos em que podemos classificar as produções literárias. Esta classificação leva em conta determinados critérios semelhantes (semânticos, discursivos, contextuais, sintáticos, formais, entre outros).Temos 3 principais tipos:
Gênero Épico

Também conhecido como Epopeia, geralmente conta estórias de heróis, misturando elementos reais, simbólicos e imaginários. Apresenta-se como poemas, sendo que o herói ou os heróis quase sempre acabam como vencedores, depois de passar por desafios e aventuras espetaculares.

Gênero Dramático

Textos voltados para a representação, ou seja, teatro. São apresentados em forma de tragédia (temáticas sérias e ações dramáticas) ou comédias (temas engraçados, situações ridículas e personagens cômicos).
Gênero Lírico

Também conhecido como poesia, é representado por poemas marcados por criatividade, emoções, sentimentos e valores estéticos. Melodia e ritmo são também características importantes deste gênero literário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário